Astronomia

Sonda espacial desvia asteroide

A lua Dimorphos antes do impacto

Nasa / Johns Hopkins APL

Em 26 de setembro, às 20h14 no horário de Brasília, uma sonda espacial um pouco maior que uma geladeira colidiu propositalmente contra Dimorphos, uma lua de apenas 160 metros de diâmetro que orbita o asteroide Didymos. O choque, ocorrido a 11 milhões de quilômetros de distância da Terra, tinha por objetivo alterar ligeiramente a órbita de Dimorphos. Planejada pela Nasa, a agência espacial norte-americana, a missão Dart (Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos) foi uma espécie de ensaio para uma situação potencialmente catastrófica na qual um objeto espacial dessa categoria entra em rota de colisão com a Terra. Em 11 de outubro, a Nasa confirmou o sucesso da operação, que foi maior que o esperado. O choque empurrou ligeiramente Dimorphos em direção ao asteroide maior, alterando sua órbita de cerca de 12 horas ao redor de Didymos. Para a Nasa, uma mudança de 73 segundos nessa órbita já representaria um sucesso. Após o impacto, a órbita passou a durar 32 minutos a menos.

Nasa / Esa / Jian-Yang Li (PSI) / processamento da imagem: Alyssa Pagan (STScI) Destroços ejetados após o choqueNasa / Esa / Jian-Yang Li (PSI) / processamento da imagem: Alyssa Pagan (STScI)