LCD

Telas de LCD mais eficientes

Kaszynski lab / Universidade VanderbiltNovo cristal líquido: melhor desempenhoKaszynski lab / Universidade Vanderbilt

Uma nova classe de cristais líquidos com propriedades elétricas únicas, capazes de melhorar o desempenho dos mais diversos displays digitais, de televisões de tela plana a relógios digitais, acaba de ser anunciada por pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, em artigo na edição on-line, em 28 de setembro, da revista Journal of Materials Chemistry. A descoberta, resultado de cinco anos de pesquisas, deverá reduzir o consumo de energia dos aparelhos. De acordo com o professor de química Piotr Kaszynski, um dos autores do estudo, o novo cristal líquido é dotado de dipolo elétrico duas vezes maior do que o encontrado em displays convencionais. A vantagem dessa característica é que os displays utilizam voltagens menores e consomem menos energia. Ao mesmo tempo, eles seriam capazes de alternar mais rapidamente entre estados mais claros e mais escuros ou de ligar e desligar com mais facilidade. As telas feitas com o novo cristal líquido contêm um composto químico chamado de zwitterion que possui grupos de cargas elétricas negativas, positivas e neutras. Por isso, a nova tela está sendo chamada de cristal líquido zwitteriônico.