Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Tesouro ressurge no Afeganistão

Um extraordinário tesouro de 20 mil peças de ouro orientais e ocidentais, datadas do século 1 a.C., reapareceu recentemente em Cabul, no Afeganistão (Science, 12 de setembro). Os objetos haviam sido descobertos por arqueólogos durante a ocupação soviética do país, no final dos anos 1970, ao pé de uma colina chamada Tyla Tepe. Mas tinham desaparecido havia uma década e se imaginava que haviam sido derretidos no período em que os talibãs estiveram no poder.

Agora, garantem as autoridades afegãs, encontram-se bem protegidos num cofre no palácio presidencial. Tudo está a salvo e em seu devido lugar, garantiu o presidente do país, Hamid Karzai. Como o Museu Nacional do Afeganistão continua parcialmente destelhado e totalmente desfalcado de sistema de segurança, o tesouro deverá permanecer por algum tempo longe da vista do público e dos pesquisadores.

Seja como for, pondera Robert Knox, arqueólogo do Museu Britânico, em Londres, "sua recuperação é um grande alento para todos os que amam e respeitam a história do Afeganistão.

Republicar