Tecnociência

Teste rápido para gripe suína

Um novo método de diagnóstico rápido e de baixo custo, capaz de detectar em menos de cinco minutos o vírus da gripe suína, foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), liderados pelo professor Celso Melo. O teste, chamado Elinor, se baseia no uso de nanopartículas fluorescentes, que servem como marcadores moleculares da presença de material genético de patógenos presentes no sangue extraído do paciente. A técnica não necessita da amplificação do material genético, já que o nanocomposto colocado em contato com uma amostra infectada é suficiente para gerar uma luminosidade intensa que pode ser vista facilmente com um microscópio de fluorescência. Além de detectar o vírus H1N1, o método pode ser usado para verificação de doenças como a dengue e o papiloma vírus humano (HPV). Testes de laboratório feitos pelos pesquisadores no ano passado mostraram que o método se mostrou 100% eficaz para o diagnóstico do HPV e 70% para a dengue (SciDev).