Programa ATTO

Torres espetadas na floresta

LaurabeatrizAté o ano que vem, cinco torres serão instaladas na Reserva Florestal de São Sebastião do Uatumã, no Amazonas, equipadas com instrumentação tecnológica para experimentos científicos e monitoramento contínuo da atmosfera. Trata-se do Programa Amazonian Tall Tower Observatorium (ATTO), que terá investimentos de € 8 milhões, divididos entre o ministério brasileiro da Ciência e Tecnologia (MCT) e o governo da Alemanha. Estão envolvidos no projeto a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Max Planck de Química, da Alemanha, e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). As torres, uma com 320 metros de altura e quatro com 60 metros, vão permitir o desenvolvimento de pesquisas ligadas, por exemplo, à avaliação do grau de influência da Amazônia nos processos químicos e físicos da atmosfera do planeta, em especial a emissão e absorção de gases causadores do efeito estufa, ou ao papel da floresta no ciclo hidrológico da região e do mundo. De acordo com seus organizadores, o programa fará da Amazônia um dos principais centros mundiais de medidas e observações científicas em estudos atmosféricos de regiões tropicais. A reserva Uatumã, de 400 mil hectares, situa-se a 250 quilômetros da capital Manaus.