Tecnociência

Um outro sistema solar

LYNETTE COOK/OBSERVATÓRIO GEMINI

Ilustração recria estrela e seus planetasLYNETTE COOK/OBSERVATÓRIO GEMINI

Astrônomos canadenses, norte-americanos e britânicos pela primeira vez viram planetas fora do Sistema Solar, antes detectados só de modo indireto. Com o telescópio do Observatório Keck, no Havaí, eles identificaram em meados deste ano três planetas ao redor de uma estrela jovem e quente, a HR 8799. Esse sistema planetário foi observado inicialmente em 2007, quando haviam sido encontrados dois planetas. Agora a equipe de Christian Marois, do Instituto de Astrofísica Herzberg, no Canadá, confirmou a presença de um terceiro planeta, um gigante gasoso como Júpiter. A análise das imagens sugere que sejam planetas muito jovens, com cerca de 60 milhões de anos – a Terra tem 4,5 bilhões –, e emitem muito calor à medida que contraem, razão por que podem ser vistos na faixa de radiação infravermelha (Science Express). Estão de 25 a 70 vezes mais distantes de sua estrela do que a Terra está do Sol. “A descoberta foi feita após observar poucas estrelas, o que leva a concluir que planetas assim são freqüentes”, disse Marois.