Imprimir Republicar

Podcast

Vacina da febre amarela, meteorito no Brasil Central e florestas vulneráveis

 
     

O historiador da ciência Jaime Larry Benchimol, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e autor do livro “Febre amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada”, publicado pela Editora Fiocruz, conta como foi a primeira tentativa de evitar a febre amarela no Brasil.

O geólogo norte-americano Eric Tohver, professor visitante do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala sobre o corpo celeste caiu, há pouco mais de 250 milhões de anos, onde hoje é o coração do Brasil e deixou uma cratera de 40 quilômetros de diâmetro, na qual estão localizados os municípios de Araguainha e Ponte Branca, em Mato Grosso.

De acordo com um estudo publicado em março na revista PLOS One, as florestas sul-americanas são a vegetação que mais sofre com as mudanças climáticas, se comparadas ao Cerrado ou aos campos abertos. O biólogo Luciano dos Anjos, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia, comenta essa pesquisa.

Programação musical:
Codinome Beija Flor – Cazuza
Chuva – Jaloo
A novidade – Gilberto Gil
Pra Marte – Maurício Pereira
Esses discos voadores me preocupam demais – Zé Ramalho

Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.

Republicar