Biologia

Veredas da descoberta

JOÃO ALEXANDRINO E AGUSTÍN CAMACHOCerrado: grande variedade de plantas e animais, como a cuíca (foto)JOÃO ALEXANDRINO E AGUSTÍN CAMACHO

Quanto mais os biólogos trilham os meandros do Cerrado, mais se surpreendem com a biodiversidade desse ecossistema tipicamente brasileiro. Ao percorrer o Cerrado da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, uma equipe da Universidade de Brasília (UnB), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) catalogaram 12 mil espécies de plantas – duas vezes o estimado por eles há 10 anos. Não só o número impressiona: pesquisadores e moradores da região concordam que cerca de 70% das ervas do Cerrado têm ação medicinal. E as plantas não estão sozinhas, entre elas vive uma grande diversidade animal, como revelou um outro estudo. Um grupo da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Carlos (UfsCar), da Universidade Federal do Tocantins e da ONG Conservação Internacional encontrou 440 espécies de vertebrados no Cerrado da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, na serra do Jalapão. Estimam que 14 dessas espécies – oito peixes, três répteis, um anfíbio, um mamífero e uma ave – sejam novas para a ciência. Os ecólogos esperam que essas descobertas sejam um estímulo para encontrar estratégias de exploração sustentável da região, que vem perdendo boa parte de sua área para agricultura e pastagens.