Tecnociência

Via Láctea de perto

ESA

Galáxia a nu: câmeras revelam atividade inéditaESA

Um olhar detalhado revelou aspectos até agora desconhecidos da Via Láctea, a galáxia que abriga o Sistema Solar. Em cinco cores diferentes no espectro do infravermelho distante, as novas imagens não só revelam material até agora desconhecido na galáxia, mas também mostram quanto material há, além de sua massa, temperatura e composição. As imagens localizaram regiões frias e densas, características típicas das zonas formadoras de estrelas, e revelaram que a região estudada é um reservatório riquíssimo de matéria fria num estado de atividade insuspeito. Surge assim uma nova faceta da Via Láctea, como uma galáxia incansável que constantemente produz novas gerações de estrelas. A descoberta é resultado da combinação, pela primeira vez, de duas câmeras pelo Observatório Espacial Herschel, lançado em maio deste ano pela Agência Espacial Europeia: a Spire e a Pacs. A investigação se concentrou num quadrado de 2 graus por 2 graus, uma área cerca de 16 vezes maior do que o tamanho da Lua vista da Terra. A combinação dos instrumentos foi festejada como uma tecnologia de ponta que pode expandir o conhecimento dos astrônomos sobre os estágios iniciais do Universo.