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Educação

Visões sobre o ensino médio

Conhecer as motivações, perspectivas e necessidades de alunos e professores do ensino médio, bem como as relações entre educação e trabalho, é o objetivo do estudo “Educação e trabalho: representações de professores e alunos do ensino médio”, que se baseou em duas pesquisas que utilizaram questionários para a coleta de dados. A primeira foi feita em uma amostra de docentes e discentes do ensino médio, enquanto a segunda obteve informações dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2004. Os autores são Candido Gomes, Clélia Capanema, Jacira da Silva Câmara e Lakné Cabanelas, da Universidade Católica de Brasília. Em ambos os casos, a visão da escola é positiva, mas a entrada dos jovens no mundo do trabalho tem se tornado difícil e tardia, levando à conversão do ensino médio em ensino de massa. “As duas pesquisas denotam a dualidade estrutural da sociedade brasileira, com a divisão entre a escola de educação geral para os nossos filhos e a escola de segunda oportunidade, para os filhos dos outros”, apontam os pesquisadores. Aparentemente, o ensino médio regular passa ao largo das necessidades profissionais e pessoais dos alunos. De outro lado, o trabalho que subtrai o aluno da escola é o mesmo que o devolve a ela. “O trabalho agudiza a consciência de que é preciso aumentar a escolaridade.” A dificuldade de o jovem obter trabalho sem o curso médio completo leva muitos deles a permanecer em compasso de espera até completar este nível de escolaridade.

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação vol. 14, nº 50, Rio de Janeiro, jan./mar. 2006

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