Como de costume, a cobertura de Pesquisa FAPESP trouxe assuntos curiosos, novos e relevantes de todas as áreas do conhecimento. Se não acompanhou, ainda está em tempo – faça o teste e siga os links nas explicações, caso suscitem sua curiosidade.
1 - Que eventos marcaram 1922?
Em 2022 comemoramos o centenário da Semana de Arte Moderna (e não contemporânea), um acontecimento que movimentou o cenário cultural do país. Uma reportagem que abriu o ano trouxe uma discussão sobre o real legado da semana. Um feito menos conhecido foi a primeira viagem aérea entre Portugal e Brasil, empreendida por dois aviadores que pousaram no Recife em junho daquele ano. A pandemia de gripe espanhola que matou até 50 milhões de pessoas mundo afora aconteceu alguns anos antes, entre 1918 e 1920. E a Independência do Brasil ocorreu um século antes.
2 - A fama da Amazônia como pulmão do mundo sempre foi incorreta, mas dados recentes vêm detalhando o papel dessa floresta na mudança climática. O que é verdade?
Estudo mostrou que a Amazônia produz 8% do metano do planeta, sobretudo pelos processos naturais de decomposição. Atividades humanas, como criação de gado, representam uma fatia menor das emissões. Mais recentemente, ficou claro também que a floresta já emite mais gás carbônico do que absorve, em grande parte como consequência da ação de desmatamento, que também é acelerada pelas estradas abertas para mineração.
3 - Doenças letais ou incapacitantes erradicadas podem voltar em consequência da queda na vacinação infantil. Marque a opção errada.
A cobertura vacinal das crianças brasileiras vem caindo nos últimos anos, situação que foi agravada pela pandemia de Covid-19. Todas essas doenças podem voltar a ser um problema, como mostrou reportagem de março. A intrusa entre as opções é a Covid-19, que nunca deixou de circular e continua a exigir cuidados preventivos.
4 - Os videogames são:
Reportagem publicada em março mostrou como jogos eletrônicos podem ser ferramentas preciosas para divulgação de ciência e ensino em áreas como arqueologia, saúde e ecologia. No ano passado, o programador Fabio Ota contou como aulas de desenvolvimento de games e um aplicativo que desenvolveu podem ser um estímulo cognitivo de idosos e uma forma de monitorar a sua saúde. Tudo isso, claro, de forma controlada para que o uso não seja excessivo, o que pode causar problemas em qualquer idade.
5 - Qual dessas opções não é adequada para descrever um ecólogo?
É comum a confusão entre os termos “ecólogo” (um pesquisador da área da ecologia, que estuda como animais e plantas atuam em conjunto) e “ecologista” (um ativista ambiental). Reportagem de março mostrou como cada vez mais os ecólogos precisam lidar com enormes bancos de dados e fazer uso de equipamentos sofisticados – o que não exclui que gostem de andar pelo meio do mato, uma característica habitual.
6 - O que é correto sobre a desinformação?
A falta de consenso sobre a definição de desinformação e de mecanismos para mensurar suas consequências dificultam o estabelecimento de uma legislação para seu controle, de acordo com reportagem de junho. Também explica que o termo fake news, ou notícia falsa, dá a ideia incorreta de que se trata de um fato verificável – e não mais propriamente uma mentira. Distinguir o que é verdade do que não é torna-se ainda mais difícil diante do deepfake, que permite construir vídeos nos quais o que a pessoa diz não necessariamente foi dito na realidade.
7 - Os cigarros eletrônicos:
Desenvolvidos supostamente com o intuito de combater o vício, os vapes têm sido a porta de entrada para o hábito de fumar, principalmente entre jovens de 18 a 34 anos. Também foi descoberto que eles causam uma doença pulmonar ainda não muito bem compreendida, chamada Evali.
8 - O que são barcanas?
Quando analisadas por físicos, dunas não são montanhas de areia indistintas. Um exemplo são as barcanas, montes de areia moldados pelo vento que se deslocam de maneiras que podem desafiar a intuição e estimular pesquisadores. O fenômeno é mostrado de forma especialmente interessante no vídeo feito por nossa equipe.
9 - Qual destes nomes não corresponde a uma planta usada na alimentação?
As Plantas Alimentícias não Convencionais são vegetais muitas vezes vistos como ervas daninhas ou mato. Quando entram na alimentação, contribuem com sabor e uma diversidade saudável. Além de favorecer a agricultura familiar.
10 - No quadro Independência ou morte!, do pintor Pedro Américo, o que é fiel à realidade?
Estudos históricos puseram em destaque muito da representação realizada no quadro mais famoso da proclamação da Independência. O mais provável é que dom Pedro e seus companheiros não estivessem a cavalo (e sim em mulas) nem com roupas formais, e que não estivessem exatamente naquela paisagem. O quadro foi construído, em parte, com base em referências europeias, e buscava construir a memória desejável para o momento histórico.
Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].
Parece que você lê bastante Pesquisa FAPESP, agradecemos por nos acompanhar!
Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].
Você acompanha assuntos de ciência, mas talvez tenha mais interesse em algumas áreas. Para se manter mais a par, pode seguir nossos perfis nas redes sociais, receber nossos boletins ou assinar a revista impressa.
Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].
Quer saber mais sobre todas as áreas da ciência? Pode seguir nossos perfis nas redes sociais, receber nossos boletins ou assinar a revista impressa.