Responda ao quiz abaixo e saiba se foi um leitor atento de Pesquisa FAPESP este ano. As explicações que surgem na tela após cada resposta dada apresentam links para você aprofundar ainda mais o assunto. Boa sorte!
1. Com base em experimentos feitos com roedores e células humanas, que prejuízos os microplásticos podem causar à saúde?
Os microplásticos (partículas, fibras e esferas com micrômetros a nanômetros de tamanho) já foram encontrados em mais de 1.300 espécies de animais, incluindo os seres humanos. Estudos revelam que eles provocam inflamação, aumento das espécies reativas de oxigênio no interior das células, além de dano e morte celular. Leia a reportagem.
2. Qual foi a primeira emissora de televisão no Brasil, inaugurada em 18 de setembro de 1950?
Foi a TV Tupi, criada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand (1892-1968). Na estreia, havia apenas 200 receptores de TV, que o próprio Chateaubriand havia importado às pressas dos Estados Unidos ao se dar conta de que não haveria quem assistisse ao início das transmissões. Saiba mais aqui.
3. Quantos são os elementos terras-raras, minerais considerados essenciais para a transição energética?
Os 17 elementos terras-raras têm propriedades magnéticas, luminescentes, eletroquímicas e catalíticas superiores. O Brasil tem a segunda maior reserva mineral de terras-raras (23% do total), atrás apenas da China (49%), conforme pode ser visto nessa reportagem.
4. Qual a vantagem evolutiva de algumas espécies de borboleta Morpho terem azul brilhante em um lado das asas?
Um experimento de campo mediu os índices de predação com o azul em um lado da asa, dos dois ou sem essa cor, e verificou que o flash intermitente reduz os ataques por aves. Mais detalhes na reportagem e no vídeo.
5. Qual é o nome do compositor brasileiro que escreveu o Hino da Abolição (1881) para arrecadar fundos para campanhas do abolicionista Luís Gama (1830-1882)?
João Pedro Gomes Cardim (1832-1918), que foi professor do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Seu acervo pessoal e de outros autores eruditos vêm sendo catalogados por pesquisadores da Unesp como conta a reportagem e o vídeo.
6. O uso de internet, redes sociais, IA, aplicativos e demais recursos do mundo digital gera impactos ambientais. Do total de emissões globais de gases de efeito estufa, qual a participação desse setor?
Estudos científicos apontam que em torno de 4% das emissões globais de gases de efeito estufa são oriundos do setor da computação. Saiba mais aqui.
7. Entre 2000 e 2023, a proporção de pesquisadores pretos e pardos que lideram grupos de pesquisa no Brasil:
A proporção quase triplicou, indo de 8,1% para 22,6%, chegando a quase 15 mil dos 66 mil líderes do país, segundo análise dos institutos de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Quer saber mais? Veja esta reportagem e este vídeo.
8. O que é feminicídio?
A Lei do Feminicídio completou 10 anos em março de 2025. Feminicídio é o assassinato de uma mulher “por razões da condição de sexo feminino”, razões essas que envolvem dois incisos: o primeiro é a violência doméstica e familiar; o segundo é o menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Mais informações na reportagem e no vídeo.
9. O processo digestivo de animais ruminantes, como bois e cabras, produz qual gás de efeito estufa?
Metano. A fermentação entérica é o processo digestivo dos ruminantes que, por meio da ação de microrganismos, quebra os carboidratos (açúcares) em moléculas menores que podem ser absorvidas pela corrente sanguínea. O metano é o segundo gás que mais contribui para o aquecimento global depois do dióxido de carbono (ver reportagem).
10. A Marinha brasileira tem um programa voltado à construção de um submarino nuclear. Quantos países têm hoje uma embarcação do gênero?
Apenas seis nações conseguem fabricar submarinos nucleares: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Índia. A embarcação brasileira deve ficar pronta apenas em meados ou final da próxima década, segundo especialista. Leia mais nesta reportagem.
Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].
Parece que você lê bastante Pesquisa FAPESP, agradecemos por nos acompanhar!
Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].
Você acompanha assuntos de ciência, mas talvez tenha mais interesse em algumas áreas. Para se manter mais a par, pode seguir nossos perfis nas redes sociais, receber nossos boletins ou assinar a revista impressa.
Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].
Quer saber mais sobre todas as áreas da ciência? Pode seguir nossos perfis nas redes sociais, receber nossos boletins ou assinar a revista impressa.