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MENTE

A batalha dos neurônios

Treinamento dos atletas inclui técnicas psicológicas para melhorar o desempenho

Final da Copa de 1998: abalo psicológico e derrota para a França

AFPFinal da Copa de 1998: abalo psicológico e derrota para a FrançaAFP

– Não pos­so sen­tir mi­nha per­na – diz a atle­ta.
– Es­que­ça – re­ba­te o téc­ni­co. Faça o me­lhor
que pu­der. Você tem de sal­tar mais uma vez!
– Não, você não está en­ten­den­do. Meu pé
está ma­chu­ca­do de ver­da­de.
– Es­que­ça.
– Vou ter de fa­zer isso de novo?
– Você pode? Pode? – per­gun­ta o trei­na­dor.
– Não sei ain­da – res­pon­de a atle­ta, à bei­ra das lá­gri­mas, pou­co an­tes de se de­ci­dir. Vou sal­tar… Vou sal­tar…

O di­á­lo­go dra­má­ti­co acon­te­ceu na Olim­pí­a­da de Atlan­ta (1996) en­tre a gi­nas­ta Kerry Strug e o téc­ni­co Be­la Ka­rol­yi, ro­me­no que trei­na­va a equi­pe nor­te-ame­ri­ca­na. No quar­to dia da com­pe­ti­ção Kerry foi ví­ti­ma de uma tor­ção gra­ve no tor­no­ze­lo es­quer­do, em seu pri­mei­ro sal­to so­bre o ca­va­lo. Não era per­mi­ti­do aten­di­men­to mé­di­co an­tes de um novo sal­to, e a atle­ta se acon­se­lhou com o trei­na­dor, cu­jas fra­ses e ges­tos en­fá­ti­cos não dei­xa­ram dú­vi­da: ela de­ve­ria ten­tar, mes­mo ma­chu­ca­da. Es­ta­va em jogo não ape­nas seu de­sem­pe­nho pes­so­al, mas a me­da­lha de ouro por equi­pes, en­tão iné­di­ta para as nor­te-ame­ri­ca­nas. No se­gun­do sal­to, Kerry cor­reu, voou com efi­ci­ên­cia e ater­ris­sou com os dois pés. Um se­gun­do de­pois, não re­sis­tiu à dor no tor­no­ze­lo e de­sa­bou no chão. O téc­ni­co Ka­rol­yi – o mes­mo que em 1976 re­ve­lou a gi­nas­ta Na­dia Co­ma­ne­ci – re­co­lheu Kerry do solo e a car­re­gou nos bra­ços. O sal­to re­ce­beu nota 9,712. As me­ni­nas dos EUA fi­ca­ram com o ouro, mas te­ri­am con­se­gui­do a me­da­lha mes­mo sem o se­gun­do sal­to de Kerry Strug. “Eu me sen­ti obri­ga­da a sal­tar”, con­tou de­pois a atle­ta, na épo­ca com 18 anos.

O epi­só­dio, mar­can­te na his­tó­ria olím­pi­ca, re­ve­la o pa­pel de­ci­si­vo que o fa­tor psi­co­ló­gi­co pode ter no es­por­te de alto ren­di­men­to. Em vá­ri­os sen­ti­dos: mos­tra a im­por­tân­cia da mo­ti­va­ção para su­pe­rar obs­tá­cu­los, in­di­ca a as­cen­dên­cia do trei­na­dor so­bre o atle­ta e é um exem­plo dos efei­tos das dis­cu­tí­veis téc­ni­cas au­to­ri­tá­ri­as, em­pre­ga­das es­pe­ci­al­men­te con­tra mu­lhe­res. Aci­ma de tudo o caso mos­tra como a men­te pode le­var o atle­ta ao seu li­mi­te – e até além dele. “A pre­pa­ra­ção psi­co­ló­gi­ca é a di­fe­ren­ça en­tre o ouro e a pra­ta”, acre­di­ta Ben­no Bec­ker Jú­ni­or, pre­si­den­te de hon­ra da So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Psi­co­lo­gia do Es­por­te.

Na ver­da­de, es­por­te e psi­co­lo­gia an­dam jun­tos des­de os jo­gos da Gré­cia An­ti­ga, quan­do os com­pe­ti­do­res se iso­la­vam an­tes das com­pe­ti­çõ­es e fi­ca­vam ima­gi­nan­do re­sul­ta­dos po­si­ti­vos – téc­ni­ca co­nhe­ci­da como vi­su­a­li­za­ção. Quan­do o ba­rão de Pi­er­re Cou­ber­tin res­sus­ci­tou os jo­gos, foi a men­te dos atle­tas o tema do pri­mei­ro en­con­tro in­ter­na­ci­o­nal pré-olím­pi­co. De for­ma ge­ral os ob­je­ti­vos con­ti­nu­am os mes­mos. A idéia é tra­ba­lhar o lado emo­ci­o­nal do es­por­tis­ta, usan­do téc­ni­cas que o le­vem a atin­gir o má­xi­mo de seu de­sem­pe­nho. Isso é im­por­tan­te no es­por­te de com­pe­ti­ção, em que mi­lé­si­mos de se­gun­do fa­zem a di­fe­ren­ça en­tre fra­cas­so e su­ces­so. John Kre­mer, da Queen’s Uni­ver­sity, da Ir­lan­da, au­tor de li­vros so­bre psi­co­lo­gia es­por­ti­va, de­fi­ne o ob­je­ti­vo de sua pro­fis­são como mo­du­lar os três “cês”: em in­glês, con­fi­den­ce (con­fi­an­ça), com­mit­ment (com­pro­mis­so) e con­trol (con­tro­le).

Ioga e meditação
Não há uma re­cei­ta ge­ral. Para cada mo­da­li­da­de es­por­ti­va e tipo de atle­ta, os in­gre­di­en­tes en­tram em pro­por­ção di­fe­ren­te. Num es­por­te como o tiro, por exem­plo, o pre­pa­ro psi­co­ló­gi­co deve en­fa­ti­zar o con­tro­le e a con­cen­tra­ção; nos es­por­tes co­le­ti­vos ga­nha im­por­tân­cia o en­ga­ja­men­to, ten­tan­do tor­nar óti­mos a co­mu­ni­ca­ção e o es­pí­ri­to de equi­pe; na gi­nás­ti­ca vale mais a con­fi­an­ça. As téc­ni­cas va­ri­am com o ob­je­ti­vo a ser al­can­ça­do. O ati­ra­dor irá pra­ti­car ioga, me­di­ta­ção e re­la­xa­men­to, a pon­to de fa­zer seu co­ra­ção ba­ter mais len­ta­men­te du­ran­te uma pro­va; um time de bas­que­te de­sen­vol­ve di­nâ­mi­cas de gru­po para es­ti­mu­lar a in­ter­de­pen­dên­cia; e a gi­nas­ta faz exer­cí­ci­os men­tais em que re­pro­duz em sua ca­be­ça a ima­gem do mo­vi­men­to per­fei­to – uma, duas, cen­te­nas de ve­zes.

“É fun­da­men­tal ter uma pre­pa­ra­ção sob en­co­men­da e ja­mais de­pen­der ape­nas de uma téc­ni­ca”, afir­ma John Kre­mer. “Numa com­pe­ti­ção, o atle­ta deve con­tar com es­tra­té­gias va­ri­a­das para atin­gir seu es­ta­do men­tal óti­mo”, diz o psi­có­lo­go Di­et­mar Sa­muls­ki, da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Mi­nas Ge­rais (UFMG) e es­co­lhi­do pelo Co­mi­tê Olím­pi­co Bra­si­lei­ro (COB) para acom­pa­nhar a de­le­ga­ção bra­si­lei­ra em Ate­nas.

Lição de casa
Em ge­ral, as re­cei­tas de pre­pa­ra­ção são es­co­lhi­das con­for­me o per­fil do atle­ta. Um exem­plo foi a pres­cri­ta por Ben­no Bec­ker Jr. para um na­da­dor da equi­pe bra­si­lei­ra dos 200 me­tros que ti­nha di­fi­cul­da­des emo­ci­o­nais em en­ca­rar os úl­ti­mos 50 me­tros. “Per­ce­bi que uma boa téc­ni­ca se­ria a da vi­su­a­­li­za­ção, com di­á­lo­go in­ter­no”, re­lem­bra o psi­có­lo­go. O na­da­dor ga­nhou uma “li­ção de casa”: vá­ri­as ve­zes ao dia de­ve­ria vi­su­a­li­zar o mo­men­to em que fa­ria a vi­ra­da na pis­ci­na e en­ca­ra­ria os úl­ti­mos me­tros; no exer­cí­cio, de­ve­ria se ima­gi­nar vo­an­do como um pás­sa­ro so­bre a água. “Deu cer­to”, ava­lia Bec­ker Jr., que não re­ve­la o nome do atleta por si­gi­lo pro­fis­si­o­nal.

Os ob­je­ti­vos da pre­pa­ra­ção psi­co­ló­gi­ca são an­ti­gos, mas as téc­ni­cas têm acom­pa­nha­do o de­sen­vol­vi­men­to da ci­ên­cia. Bec­ker Jr. cita um exem­plo: hoje os atle­tas tra­ba­lham com a men­ta­li­za­ção de no má­xi­mo cin­co me­tas, pois as pes­qui­sas so­bre re­ten­ção cog­ni­ti­va mos­tra­ram que essa é a quan­ti­da­de óti­ma para um ser hu­ma­no. O co­nhe­ci­men­to do cé­re­bro mu­dou ro­ti­nas. O atle­ta hoje acor­da pelo me­nos três ho­ras an­tes de uma dis­pu­ta, pois se sabe que o sis­te­ma ner­vo­so cen­tral leva esse pe­rí­o­do para des­per­tar com­ple­ta­men­te após o sono. Tam­bém a tec­no­lo­gia do ví­deo, po­pu­la­ri­za­da no mun­do in­tei­ro, tem aju­da­do atle­tas que tra­ba­lham com vi­su­a­li­za­ção de mo­vi­men­tos. Na gi­nás­ti­ca é usu­al o trei­na­dor gra­var se­qüên­ci­as e exi­bir re­pe­ti­da­men­te o mo­vi­men­to ide­al para o atle­ta, de for­ma a aju­dá-lo na vi­su­a­li­za­ção.

Um dos cam­pos mais pro­mis­so­res em ter­mos de avan­ço ci­en­tí­fi­co re­la­ci­o­na­do à pre­pa­ra­ção psi­co­ló­gi­ca é o bi­o­fe­ed­back. Tra­ta-se mais de um ins­tru­men­to para ava­li­a­ção do es­ta­do psi­cofi­si­o­ló­gi­co do atle­ta do que de uma téc­ni­ca psi­co­ló­gi­ca. Tra­di­ci­o­nal­men­te o bi­o­fe­ed­back é usa­do em te­ra­pi­as de cura, como em pa­ci­en­tes que per­de­ram o con­tro­le dos mo­vi­men­tos. No es­por­te, exa­mes para mo­ni­to­rar on­das ce­re­brais, fre­qüên­cia car­dí­a­ca, pres­são ar­te­ri­al, pro­fun­di­da­de da res­pi­ra­ção e tem­pe­ra­tu­ra, por exem­plo, ava­li­am o es­ta­do men­tal do atle­ta. Com base nes­ses pa­râ­me­tros, o es­pe­ci­a­lis­ta ga­nha em duas fren­tes: ava­lia o su­ces­so da téc­ni­ca psi­co­ló­gi­ca que está apli­can­do e dá ao es­por­tis­ta cons­ci­ên­cia cla­ra de qual o es­ta­do men­tal em que tem seu me­lhor de­sem­pe­nho. As­sim o atle­ta po­de re­pro­du­zir essa es­pé­cie de nir­va­na es­por­ti­vo com mai­or fa­ci­li­da­de ou ava­li­ar quais téc­ni­cas o le­vam mais pró­xi­mo des­se pon­to óti­mo.

Técnico Bernardinho, do vôlei: tratamento de choque para o time voltar ao normal

DIVULGAÇÃO COBTécnico Bernardinho, do vôlei: tratamento de choque para o time voltar ao normalDIVULGAÇÃO COB

O bi­o­fe­ed­back co­la­bo­ra para am­pli­ar a con­fi­a­bi­li­da­de da psi­co­lo­gia es­por­ti­va, ain­da vis­ta com al­gu­ma re­ser­va. Para mu­i­tos, o tra­ba­lho psi­co­ló­gi­co fun­ci­o­na para quem o faz fun­ci­o­nar – it works when you work it, na ex­pres­são in­gle­sa. “Con­du­zir uma ava­li­a­ção ci­en­tí­fi­ca da efe­ti­vi­da­de da aju­da psi­co­ló­gi­ca pa­ra a per­for­man­ce atlé­ti­ca é um ne­gó­cio com­pli­ca­do”, afir­ma o psi­có­lo­go nor­te-ame­ri­ca­no Mi­chael Sher­mer, em ar­ti­go pu­bli­ca­do na re­vis­ta Sci­en­ti­fic Ame­ri­can, em ja­nei­ro de 2000, no qual se as­su­me um cé­ti­co de­cla­ra­do. O psi­có­lo­go par­ti­ci­pou de uma edi­ção da Race Across Amé­ri­ca – pro­va ci­clís­ti­ca que atra­ves­sa 3 mil mi­lhas nos Es­ta­dos Uni­dos – de­pois de me­­di­tar, par­ti­ci­par de se­mi­ná­ri­os so­bre con­tro­le de es­ta­dos in­ter­nos, ou­vir fi­tas mo­ti­va­ci­o­nais e apren­der auto-hip­no­se con­tra a dor. “Não sei di­zer se fun­ci­o­nou, nem como ci­en­tis­ta nem como ci­clis­ta”, ava­li­ou. Ele ex­pli­ca as di­fi­cul­da­des de ti­rar a pro­va nes­sa área: se­ria pre­ci­so con­si­de­rar to­das as va­ri­á­veis que in­flu­en­ci­a­ram um atle­ta, ver se o tra­ba­lho psi­co­ló­gi­co tra­­ria re­sul­ta­dos se­me­lhan­tes em ou­tros com­pe­ti­do­res, ter um gru­po de con­tro­le sub­me­ti­do a con­di­çõ­es qua­­se idên­ti­cas… Em re­su­mo, ele acre­di­ta que os psi­có­lo­gos do es­por­te são “como a mai­o­ria dos ci­en­tis­tas so­ci­ais”: saem-se me­lhor ex­pli­can­do um com­por­ta­men­­to do que ten­tan­do con­tro­lá-lo.

A ques­tão da efe­ti­vi­da­de da psi­co­lo­gia es­por­ti­va e da va­li­da­de de seus mo­de­los é tão con­tro­ver­sa que há es­tu­dos des­ti­na­dos uni­ca­men­te a re­vi­sar as de­ze­nas, cen­te­nas de pes­qui­sas an­te­ri­o­res. Mas tam­bém a re­vi­são está su­jei­ta a no­vas po­lê­mi­cas. “O ren­di­men­to de um atle­ta de com­pe­ti­ção de­pen­de de vá­ri­os fa­to­res, e ci­en­ti­fi­ca­men­te é mu­i­to di­fí­cil iso­lar o fa­tor psi­co­ló­gi­co”, ad­mi­te Sa­muls­ki. “Pes­so­al­men­te, pen­so que me­di­das e mes­mo tes­tes psi­co­ló­gi­cos ra­ra­men­te ofe­re­cem com­pre­en­são tão pro­fun­da quan­to a das abor­da­gens qua­li­ta­ti­vas”, acre­di­ta John Kre­mer. Tam­bém é pre­ci­so ter em men­te a con­sis­tên­cia dos re­sul­ta­dos. Pes­qui­sas já mos­tra­ram o cha­ma­do efei­to Haw­thor­ne, que faz a per­for­man­ce me­lho­rar no cur­to pra­zo ape­nas por con­ta do iní­cio do tra­ba­lho psi­co­ló­gi­co e do en­ga­ja­men­to dos en­vol­vi­dos. “Só de sa­ber que há al­guém se pre­o­cu­pan­do, o atle­ta já me­lho­ra suas re­a­çõ­es”, re­la­ta o psi­có­lo­go Edu­ar­do Aguiar, das Fa­cul­da­des Me­tro­po­li­ta­nas Uni­das (UniF­MU), de São Pau­lo, que atua na área es­por­ti­va e tra­ba­lhou na pre­pa­ra­ção da tri­a­tle­ta Car­la Mo­re­no para a Olim­pí­a­­da de Ate­nas. O bom im­pac­to ini­ci­al não quer di­zer que a me­lho­ra da per­for­man­ce veio para fi­car, ad­ver­tem os es­pe­ci­a­lis­tas.

Os psi­có­lo­gos cos­tu­mam lem­brar a fi­nal da Copa do Mun­do de fu­te­bol de 1998 como uma boa pro­va da ne­ces­si­da­de de tra­ba­lho emo­ci­o­nal no es­por­te com­pe­ti­ti­vo. Na de­ci­são da Fran­ça, o ata­can­te Ro­nal­do teve um cri­se de con­vul­são – tal­vez um si­nal de so­bre­car­ga emo­ci­o­nal – na vés­pe­ra do jogo de­ci­si­vo. O in­ci­den­te aba­lou o lado psi­co­ló­gi­co de toda a Se­le­ção Bra­si­lei­ra. Re­sul­ta­dos: uma equi­pe apá­ti­ca, uma atu­a­ção apa­ga­da e uma der­ro­ta ines­que­cí­vel. Isso não sig­ni­fi­ca que cha­mar um psi­có­lo­go às pres­sas di­an­te de uma cri­se terá al­gum re­sul­ta­do be­né­fi­co. “Isso ra­ra­men­te fun­ci­o­na”, ava­lia John Kre­mer. “Os me­lho­res re­sul­ta­dos apa­re­cem com tra­ba­lhos de lon­go pra­zo.”

Fibrilação
Há pro­ce­di­men­tos in­di­ca­dos para si­tu­a­çõ­es de cri­se. Re­pa­re nos gri­tos, nos ges­tos e na cara de trans­tor­na­do que o téc­ni­co Ber­nar­di­nho faz ao ori­en­tar a Se­le­ção Bra­si­lei­ra mas­cu­li­na de vô­lei. Exis­te uma ex­pli­ca­ção, di­ga­mos, ci­en­tí­fi­ca para isso. “Há mo­men­tos em que o time re­a­ge com apa­tia, como um co­ra­ção que so­freu fi­bri­la­ção; nes­sa al­tu­ra, só um cho­que pode fazê-lo vol­tar ao nor­mal”, ex­pli­ca Ben­no Bec­ker Jr. “Os gri­tos são esse tra­ta­men­to de cho­que.” Para Sa­muls­ki, Ber­nar­di­nho es­tu­da psi­co­lo­gia es­por­ti­va por con­ta pró­pria e sa­be o que faz. “Ele é um gran­de mo­ti­va­dor”, diz o psi­có­lo­go do COB.

Para os es­pe­ci­a­lis­tas, Ber­nar­di­nho está lon­ge de ser com­pa­rá­vel a trei­na­do­res como Bela Ka­rol­yi, que pro­ta­go­ni­zou a cena mar­can­te da Olim­pí­a­da de Atlan­ta. “Ele é exi­gen­te, mas es­cu­ta a opi­ni­ão de seus jo­ga­do­res”, ava­lia Sa­muls­ki. “Isso não é ser au­to­ri­tá­rio.” Cla­ro que esse ter­mo tem ca­rá­ter ne­ga­ti­vo, mas é pre­ci­so ob­ser­var que au­to­ri­ta­ris­mo não é si­nô­ni­mo de in­su­ces­so no es­por­te. Há trei­na­do­res bem-su­ce­di­dos tan­to na li­nha dura como na de­mo­crá­ti­ca. Ka­rol­yi, por exem­plo, di­ri­giu a equi­pe fe­mi­ni­na nor­te-ame­ri­ca­na em vá­ri­as Olim­pí­a­das, com po­der in­clu­si­ve para in­di­car as in­te­gran­tes da equi­pe. “Mas é pre­ci­so re­la­ti­vi­zar o sen­ti­do de su­ces­so, no caso da ori­en­ta­ção au­to­ri­tá­ria”, acre­di­ta Edu­ar­do Aguiar. “Po­de ser que essa abordagem con­si­ga uma boa per­for­man­ce ime­di­a­ta do atle­ta, mas um pés­si­mo re­sul­ta­do no longo prazo e quan­do se olha o ser hu­ma­no como um todo.”

Em gran­de me­di­da, os com­por­ta­men­tos in­di­vi­du­ais re­fle­tem es­co­las na­ci­o­nais. Rús­sia, Ja­pão e Co­réia, por exem­plo, são lem­bra­dos por sua cul­tu­ra es­por­ti­va au­to­ri­tá­ria. “Rus­sos e ja­po­ne­ses che­gam a ba­ter, es­pe­ci­al­men­te em mulheres atle­tas”, afir­ma Ben­no Bec­ker Jr. O pre­si­den­te de hon­ra da So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Psi­co­lo­gia do Es­por­te cita uma pes­qui­sa fei­ta no Ja­pão, na dé­ca­da de 1990, que mos­tra o ca­rá­ter cul­tu­ral do pro­ce­di­men­to: 83% dis­se­ram que apa­nhar fa­zia bem para a dis­ci­pli­na e 86% re­ve­la­ram que, se fos­sem trei­na­do­res, tam­­bém ba­­­te­ri­am. “Tal­vez is­so fun­­­ci­o­ne para ob­ter re­sul­­ta­dos, mas es­­sa es­co­la au­to­ri­tá­ria cria ge­ra­çõ­es do­en­tes.”

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