Biodiversidade

A diversidade de plantas da Caatinga

Algumas das 3.347 espécies de plantas com flores da Caatinga

Fernandes, M. F. et al. Journal of Arid Environments. 2020

Único ecossistema inteiramente brasileiro, a Caatinga tem uma diversidade de plantas com flores (angiospermas) proporcionalmente maior do que a da floresta amazônica. Em média, são 4 espécies por mil quilômetros quadrados (km2) na Caatinga e 2,5 espécies por mil km2 na Amazônia (Journal of Arid Environments, 6 de janeiro). Essa conclusão resulta de um levantamento feito por pesquisadores das universidades Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Federal da Bahia (UFBA). No trabalho, o botânico Moabe Fernandes e seus colaboradores listaram 3.347 espécies de angiospermas na Caatinga, que ocupa uma área de 850 mil km2 – a floresta amazônica é seis vezes maior e tem 11,9 mil espécies. Do total de angiospermas encontradas na Caatinga, 526 espécies são exclusivas desse ecossistema. Outras 1.319 (39,4% do total) são compartilhadas com a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica. Nos últimos 10 anos, foram descritas cerca de 90 novas espécies de plantas da Caatinga, como Prosopanche caatingicola, uma raiz parasita; Ceiba rubriflora, uma árvore de grandes flores vermelhas; e Stemodia perfoliata, uma erva coletada pela primeira vez pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) que permaneceu guardada sem nome no Museu Nacional de História Natural de Paris por dois séculos.