Imprimir Republicar

Boas práticas

Artigo usurpado

Manuscrito não aceito para publicação reaparece em revista com a assinatura de outros pesquisadores

Um químico paquistanês descobriu que um artigo de revisão que ele havia submetido a duas revistas científicas, sem sucesso, fora publicado em um terceiro periódico, o RSC Advances, mas com a assinatura de outros pesquisadores – um deles havia avaliado o manuscrito na primeira revista a que o trabalho foi submetido. “Meu artigo não publicado foi replicado sem atribuição, arruinando meses de esforços. Fiquei chocado e profundamente preocupado”, disse Muhammad Kashif, da Universidade Abdul Wali Khan, em Mardan, Paquistão, ao site Retraction Watch. Ele soube da usurpação por acaso, ao receber um alerta sobre a publicação de um paper em seu campo de interesse. O artigo, divulgado em dezembro de 2024, foi retratado.

Kashif havia enviado o trabalho para a revista Archives of Advanced Engineering Science (AAES) em março de 2024, mas depois da primeira rodada de revisão desistiu de publicá-lo. No mês seguinte, submeteu o trabalho para a Materials Today Communications, da editora Elsevier, que rejeitou o paper. O primeiro autor do artigo que foi publicado na RSC Advances, Sujit Kumar, professor assistente do Dayananda Sagar College of Engineering, na Índia, havia revisado o artigo de Kashif para a revista AAES. Ele se defendeu dizendo que os nomes dos arquivos dos trabalhos dele e de Kashif eram semelhantes e submeteu o artigo do químico por engano. “Isso aconteceu por negligência minha. Garanto que esse tipo de erro não ocorrerá da minha parte no futuro”, disse Kumar ao Retraction Watch

O editor-chefe da RSC Advances, Russell Cox, disse que uma equipe de integridade da publicação está investigando o caso e que deve haver um desfecho em breve. Kashif tinha esperança de que o trabalho pudesse ser publicado, com a atribuição correta de autoria, na própria RSC Advances, uma vez que o trabalho havia passado pela revisão por pares da publicação. “Mas, dado o tempo que estão levando para solucionar o caso, agora estou buscando a publicação em outro periódico que priorize padrões éticos e resoluções rápidas”, afirmou.

Republicar