Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Assento inteligente “entrega” terrorista

A crescente preocupação com segurança nos vôos comerciais levou o laboratório britânico Qinetiq, em Hampshire, a trabalhar no desenvolvimento de um assento de avião capaz de avisar o piloto de que o passageiro com um comportamento excessivamente nervoso pode ser um potencial terrorista (NewScientist, 14 de junho).

Se o projeto der certo, esse banco com seus sensores ocultos, ligados a um monitor na cabine, além de detectar possíveis terroristas ou seqüestradores, tem tudo para, quem sabe, propiciar um controle discreto dos passageiros. Na cabine, por exemplo, uma luz se acenderia no painel quando um passageiro estivesse sentado há muito tempo na mesma posição, com o risco de ter uma trombose, alertando a equipe de vôo.

Já o saracoteio além da conta poderia acionar outra luz – e os comissários ficariam de olho para avaliar se essa ansiedade significa apenas medo de avião ou algo mais perigoso. No futuro, a combinação dos sensores com um software de análise da temperatura do corpo ou umidade da pele poderá até fazer esse julgamento pela tripulação. O assento inteligente faz parte de uma série de projetos para melhorar o atendimento ao passageiro.

Republicar