Imprimir PDF Republicar

mundo

Autonomia nos testes com animais

Companhias farmacêuticas e biotecnológicas da Índia não vão mais depender de outros países para submeter drogas experimentais a testes toxicológicos. O governo indiano anunciou a construção de um grande complexo destinado à criação de animais para pesquisas.

Até o fim de 2004, a unidade será concluída na cidade de Hyderabad, ao custo de US$ 50 milhões, revelou o diretor-geral do Conselho Indiano de Pesquisa Médica, Nirmal Kumar Ganguly. A iniciativa decorre da proibição de copiar e produzir no país drogas patenteadas no exterior, que começa a vigorar em janeiro de 2005. Agora os indianos vão enfrentar o desafio de desenvolver novos medicamentos.

O complexo abrigará animais de todos os tamanhos e permitirá que os testes das drogas sejam feitos no país. O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos treinou cientistas indianos e fornecerá apoio. A obra será financiada por empréstimos bancários, verbas do governo e de empresas. De acordo com Ganguly, apesar de atrelado ao governo, o complexo será administrado com autonomia (Nature Medicine).

Republicar