Imprimir PDF Republicar

Cartas | 300

Cartas | 300

Covid-19
Quanto mais o vírus circula, mais ele sofre mutações, mais fica resistente. Precisamos nos vacinar (“CoronaVac atinge eficácia recomendada pela OMS”). Quem se vacina, respeita e valoriza a ciência.
Juliet Hyde

***
Pesquisa na quarentena
Importantes observações de Circe Bittencourt. Todos os professores deveriam ler (“Desta pandemia, espero que saia uma nova valorização do papel do professor”).
Regina Miyeko Oshiro

**
Quem dá aula sabe o quanto é difícil transformar o que era feito presencialmente em modo remoto. Mas minha impressão é de que quem já valorizava os professores e a educação permanece admirando o trabalho feito. Quem nunca valorizou, infelizmente chama professor de vagabundo, dizendo que queremos férias em casa. A polarização não é só ideológica, é moral mesmo.
Vanessa Kruth Verdade

***
Libras na ciência
Que maravilha esse Manual de libras para ciências (“Manual de libras para ciências inova no estudo científico para surdos”). Vamos compartilhar para que chegue na maior parte das nossas escolas.
Dami Silva

**
Trabalho lindo e disponível gratuitamente.
Ana Cristina Ferreira

***
Suicídio
Interessante a discussão sobre o tema suicídio na entrevista de Gustavo Turecki (“Detetive da mente”, edição 299). A pandemia e o isolamento social certamente terão consequências a médio e longo prazos no desenvolvimento de transtornos mentais, especialmente nos jovens.
Bruno Hannud

***
Ciência sem dinheiro
Essa é uma ótima alternativa de fazer ciência, em qualquer circunstância (“Um notebook na mão, um projeto na cabeça”, edição 298).
Gustavo Maia Souza

**
Essas ferramentas citadas na reportagem também precisam de financiamento para serem criadas e mantidas. De algum lugar sai o custeio, mesmo que seja do bolso dos próprios pesquisadores.
Roberto Pereira

**
Vídeo
O Biota-FAPESP tem importância para o conhecimento e monitoramento da biodiversidade. Sou grato por ter tido a chance de participar como pesquisador do programa, pois tive a oportunidade de oferecer uma excelente formação aos meus estudantes (“Como a ciência ajuda a preservar o ambiente”).
Rogerio Caetano da Costa

***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar