ASTRONOMIA

Ceres pode ter surgido além de Saturno

Ceres, o maior objeto do cinturão de asteroides situado entre Marte e Júpiter

Nasa / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA / Justin Cowart

Ceres é um dos planetas anões do Sistema Solar e o único situado no cinturão de asteroides que existe entre Marte e Júpiter. Com 940 quilômetros de diâmetro (um terço do diâmetro da Lua) e formato aproximadamente esférico, Ceres é o maior objeto do cinturão e concentra 30% de sua massa. A composição de suas camadas mais externas, ricas em amônia, sugere, no entanto, que ele tenha se formado além da órbita de Júpiter. Em busca da origem de Ceres, os físicos Rafael Ribeiro de Sousa e Ernesto Vieira Neto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Guaratinguetá, e colaboradores modelaram a evolução inicial da região mais externa do Sistema Solar, localizada além de Saturno. Assumindo que nessa região do disco de gás e poeira que originou o Sistema Solar tenham existido 3,6 mil objetos do tamanho de Ceres (número estimado por trabalhos anteriores), os pesquisadores verificaram que havia uma probabilidade grande de ao menos um deles se deslocar para o cinturão de asteroides depois da formação de Júpiter e Saturno (Icarus, junho).