Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Cartas | 302

Comentários | 302

Fósseis
É importante que o material descoberto fique no Brasil (“No rastro dos fósseis contrabandeados”, edição 301). Mas também não dá para deixar queimar como aconteceu no Museu Nacional.
Thiago Cobra
**
Terra preta
Os pesquisadores que criaram a nova teoria estudaram apenas um sítio (“Uma origem natural das terras pretas de índio?”, edição 301). Quando eles estudarem todos os sítios que o Eduardo Góes Neves e sua equipe já pesquisaram, aí sim a publicação irá “mexer” com os paradigmas.
Daniela Muniz
**
Arte indígena
Vi as duas exposições sobre arte indígena (“Conquista do território”, edição 301): Véxoa: Nós sabemos, na Pinacoteca, e a do Jaider Eisbell, na galeria Millan. Fico feliz de ver isso acontecer.
Regina Müller
**
Dados
A curva de contratados e concursos é o contrário do que mostram os gráficos da seção Dados (“Títulos de doutorado no Brasil”, edição 301). Milhares de doutores estão no terceiro pós-doutoramento por falta de emprego.
Jefferson Sodré
*
Tenho dó de quem faz parte desse gráfico. Eu, por exemplo.
Rafael Nakamura
**
Educação científica
Sempre utilizei recursos de divulgação científica, ao longo de meus quase 35 anos de magistério, nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior (“Para abrir o mundo da ciência”, edição 300). Dá certo. Empolga os alunos. Coloca-os a par do processo científico, das lutas e dificuldades dos profissionais, da necessidade do aprimoramento e de estudos constantes. Contribui também para que se evite a visão distorcida e até caricata do cientista.
Lúcia Cruz
*
Uso a revista com meus alunos. Acho importante terem acesso à leitura de artigos de divulgação científica.
Juliana Lescano
**
Vídeo
O vídeo “Seriam esses os precursores dos pterossauros?” é um exemplo de explicação didática, excelente.
Mariana Oliveira
*
Rodolfo Nogueira é um artista de mão-cheia. Parabéns a toda a equipe.
Cleberson C. X. de Albuquerque
***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar