Imprimir PDF Republicar

Cartas | 304

Comentários | 304

Educação
O que me deixa mais triste é ver que quem tem plena condição de estudar não faz nada (“Aprendizado em risco”, edição 303). Muitos gostariam de ter a mesma oportunidade.
Mah Fernandes

**

Resposta celular
Venho dizendo isso desde o ano passado (“A importância da resposta celular contra o coronavírus”, edição 303). Os anticorpos são importantes, sem dúvida, porém esse trabalho sugere que a resposta imune eficaz de linfócitos T específicos contra o Sars-CoV-2 é a chave para o controle viral completo e para evitar a reincidência da infecção ou a persistência do vírus.
Luciano Bernardino Costa

**

Grafeno
Salve a produção científica brasileira (“O giro do grafeno”, edição 303). Sobrevive aos trancos e barrancos. Haja resiliência.
Sergio Roberto Rodrigues

**

Falta do Censo
O Censo é um compromisso científico, político e técnico para o país (programa de rádio Pesquisa Brasil de 8 de maio). Deveria ser feito.
William Ronchi

**

Pesquisa na quarentena
A frase “as cobranças continuam como se não estivesse acontecendo nada” resumiu tudo que temos passado (Larissa Bombardi no depoimento “A pandemia teve um impacto muito grande no trabalho de campo, que é fundamental na geografia”).
Alessandra Jager

**

Vídeos
Parabéns pelo belo trabalho (“Modos de restaurar as florestas”). Temos que pensar no crescimento do país com planejamento, não podemos nos esquecer do patrimônio natural que temos.
Mauricio Lessa 

O vídeo faz um ótimo aproveitamento dos recursos visuais, a estética é legal e a trilha sonora ficou no capricho (“Como drones catalogam a biodiversidade de florestas”).
Giovane Dias

Tecnologia promissora para o combate ao desmatamento.
Eduardo Gomes Pereira

***

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar