Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Cartas | 308

Comentários | 308

Revista no Telegram
Entrei no Telegram porque vi no Facebook uma chamada sobre o canal de Pesquisa FAPESP. Pensei: se a revista está no Telegram, preciso aprender a usar!
Ana Cláudia Lessinger

***
Sci-Hub
Devemos lutar pela universalidade do conhecimento (“O efeito Sci-Hub”, edição 307). É um absurdo o saber ficar nas mãos de editoras poderosas.
Romildo Gama

*
Quem poderia imaginar que produzir barreiras para a ciência teria esse resultado?
Renan Pesciotta

***
Qualidade × quantidade
Uma importante discussão que cresce mundo afora (“Novas réguas para medir a qualidade”, edição 307). Nenhuma métrica é perfeita e nem será, mas os movimentos trazem discussões que podem ajudar uma métrica de maior impacto social.
Ronaldo Christofoletti

*
O debate envolvido nessa questão é muito promissor. Ajudará a encontrar um equilíbrio e a deixar mais justos e precisos os critérios de seleção.
Lucas Ramos 

***
Eméritos da USP
Parabéns ao Erney Plessmann de Camargo e ao Walter Colli pelo título recebido da Universidade de São Paulo (“Os novos professores eméritos da USP”, edição 307). Convivi com ambos e aprendi muito.
Eugenio Foresti

***
Fiocruz
Parabéns à socióloga Nísia Trindade Lima, da Fundação Oswaldo Cruz (“França condecora presidente da Fiocruz”, edição 307). Sem politicagem. Merecido o reconhecimento.
Cesar Seabra

***
Amazônia antiga
A reportagem “Povos interligados na Amazônia antiga” (edição 299) é uma ideia bacana para utilizar em um projeto interdisciplinar (história, geografia, biologia, arte…).
Suzana Ursi

***
Vídeos
Parabéns pelo conteúdo do trabalho “Como o crescimento dos evangélicos está transformando a sociedade brasileira”. Muito especial e esclarecedor.
Sérgio dos Santos

**
O vídeo “Genética do esporte” ajudou muito em meus estudos de educação física. São ótimas informações.
Andreza Ferreira

***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar