Imprimir PDF Republicar

cartas | 333

Comentários | 333

Crise na licenciatura
Fiz bacharelado em letras português/inglês na UFRJ e agora faço licenciatura. A reportagem “Precisa-se de professores” é real. Cada vez menos os alunos estão querendo seguir a carreira da docência ou, se querem seguir, almejam o ensino superior. Em grupos de professores vejo que muitos estão dando aula particular ou simplesmente mudandode área.
Marcella Matos

Licenciatura: caminho para um plano de carreira ruim e por muitas vezes instável (sem concursos), remuneração incompatível, sobrecarga de trabalho, múltiplos riscos de adoecimento. Essas credenciais não são muito convidativas.
Paulo Guerra

Correlato ao problema do apagão na licenciatura, poderíamos falar no apagão das comunidades escolares, que já não existem. Nas privadas, falamos de uma escola que não educa, mas serve de networking para pais e “experiência” aos alunos (maker,high school, NBA). Na pública, poderíamos falar de um lugar por onde todos os problemas da sociedade passam, mas ninguém quer ver.
Rafael Antunes Padilha

**

ChatGPT
As pessoas vão na faculdade para aprender. Uma coisa é usar o ChatGPT para estudar, outra é a ferramenta fazer o trabalho para o aluno (“China propõe revogar diploma de estudante que fizer trabalhos usando ferramentas como o ChatGPT”, disponível no site da revista).
Lays Emanuelly

*

Vídeos
Acompanho Pesquisa FAPESP por meio de dois canais: Instagram e site. A reportagem sobre doenças negligenciadas (edição 327) e o vídeo sobre doenças tropicais negligenciadas (DTN) me deixaram extasiado e desafiado a trabalhar cada vez mais em prol dessa causa tão cara à sociedade. No meu doutorado na UFC tenho me dedicado ao estudo de novos tratamentos para DTN, com foco na química inorgânica atrelada à nanomedicina.
Antonio Caian de Sousa Silva

O material apresentado no vídeo “O que é o DNA?” é excelente, comum a linguagem que torna os tais conceitos de genética e genômica básica acessíveis a todos.
Pedro Galante

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar