Imprimir PDF Republicar

cartas | 338

Comentários | 338

Supercomputadores
Daqueles instalados no Brasil, apenas computadores usados por empresas (como Petrobras) aparecem na lista Top500 (“Computação de alto desempenho”, edição 337). Nenhum desses computadores está instalado em universidade ou centro de pesquisa. Mostra o pouquíssimo investimento público feito nessa área superestratégica.
Guilherme M. Arantes

*

Árvores gigantes
O número de fevereiro (edição 336) de Pesquisa FAPESP está delicioso. Especialmente a reportagem sobre as árvores gigantes, com texto, imagens e gráficos excelentes, à altura do assunto fascinante. Apenas comento o quase deslize de chamar de “saliências” as raízes laterais dos angelins, na foto da página 22. O nome correto, vernacular, para essas “asas” que seguram as árvores altas em terrenos rasos é sapopemas ou sapopembas. Nunca esqueci quando ouvi Tom Jobim, pela TV, comentando no Jardim Botânico do Rio a nossa riqueza vegetal e linguística: “O curupira repercute nas sapopembas das samaumeiras”. Por isso há uma placa do Ibama o homenageando nesse jardim, que fica ao pé de gigantesca sumaúma e suas sapopembas. Bonito, não é?
Luiz Augusto Horta Nogueira (Unifei)

*

Polinização por gambás
Fiquei sabendo que a reportagem “Câmeras noturnas flagram polinização inédita, por gambá”, de Maria Guimarães, juntamente com o vídeo também de Pesquisa FAPESP, agora integra parte do material didático do estado de São Paulo em uma plataforma digital da Secretaria de Educação (Seduc), como uma espécie de um guia didático eletrônico para professores. Esse material está nas salas de aula de 5.300 escolas estaduais e nossa pesquisa, por meio dessa reportagem, tem repercutido bastante. Sem o trabalho de vocês, a ciência feita por nós não teria a mesma visibilidade.
Felipe Amorim (Unesp)

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar