Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Cartas | 301

Comentários

Revista na sala de aula
O ano de 2020 seria o início do projeto utilizando Pesquisa FAPESP (“Para abrir o mundo da ciência”, edição 300) na Escola Estadual Zilah Ferreira V. P. de Campos, de São José dos Campos (SP). Veio a pandemia e o adiamento. Este ano começamos o projeto Con.Sciencia, no qual o foco será o letramento científico. Já estou fazendo enquete com relação ao hábito de leitura e analisando o interesse dos assuntos escolhidos pelos alunos. Muitas vezes a capa influencia a escolha, mas, depois de folhear a revista, muitos se interessam por outros temas. Teremos um ano intenso de retomada na educação e a revista será um interessante aporte pedagógico no contexto atual.
Gisele Valle

**
Pesquisadores
Na entrevista “Rumos do Butantan” (edição 300), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, abordou uma questão que não tem recebido a devida atenção dos nossos políticos. Trata-se da carreira de pesquisador científico. Covas refere-se a ela como uma carreira antiga. Para nós, pesquisadores conscientes do nosso papel social, a carreira está viva, mesmo com um quadro reduzido. São os pesquisadores científicos dos institutos Butantan, Adolfo Lutz e Biológico que respondem com seus conhecimentos acumulados ao longo de anos de trabalho ao desafio da pandemia. A contratação desses profissionais por concurso público é um investimento que, certamente, vai contribuir muito para o desenvolvimento do país.
Addolorata Colariccio

**
Vídeos
Excelente o vídeo “A importância da vacina contra a Covid-19”. Principalmente para quem tem dúvidas sobre vacinas.
Roque Alves

*
Maravilhoso! Vou enviar para toda a família que tem medo, por meio do WhatsApp.
Luan Yudi

*
Com a pandemia está acontecendo a aproximação entre cientistas e sociedade, o que é ótimo (“Como a ciência foi para a mídia explicar a Covid-19”). Todos nós precisamos de informação séria.
Luciane Do Nascimento Siqueira

*
Muito bom contribuir ao lado desses queridos!
Margareth Dalcolmo

***
Correção
A nota “Encolher o cérebro para poupar energia” (edição 300) afirma incorretamente que o musaranho-pigmeu (Suncus etruscus) seria um roedor. É um mamífero da ordem Eulipotyphla, a mesma das toupeiras.

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar