Astronomia

De volta para casa

Cápsula Órion sendo transportada até o navio que a levou para terra

NASA

No domingo de 11 de dezembro, por volta de 14h40 (horário de Brasília), a cápsula Órion pousou no oceano Pacífico próximo à ilha de Guadalupe, no México, depois de um voo de quase 25 dias na órbita da Lua. O retorno da Órion foi o estágio final da Artemis I, a primeira de uma série de missões da Nasa, a agência espacial norte-americana, que planeja levar astronautas de volta à superfície do satélite natural da Terra. A cápsula, ocupada apenas por manequins, chegou à atmosfera do planeta à velocidade de 40 mil quilômetros por hora (km/h) e foi freada por conjuntos de paraquedas até atingir a superfície do mar a cerca de 30 km/h. A reentrada na atmosfera serviu para testar o escudo térmico da nave, que suportou temperaturas da ordem de 2.800 graus Celsius. Os dados coletados no voo são essenciais para orientar as missões futuras. A Nasa planeja lançar em 2024 a Artemis II, que levará astronautas para orbitar a Lua, e, depois de 2025, a Artemis III, com direito a pousar na superfície lunar.