Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Estimulação elétrica pode tratar casos de depressão

Veiculado no dia 21 de fevereiro de 2014

Um levantamento realizado por pesquisadores da UNIFESP mostra que quase um terço da população brasileira apresenta sintomas de depressão. No estúdio da Rádio USP, o psiquiatra André Brunoni, do Hospital Universitário da USP e Hospital das Clínicas, conversa sobre uma técnica promissora que usa estimulação elétrica para tratar casos de depressão.

Também nesta edição, o arqueólogo Antonio Brancaglion Junior, curador da coleção egípcia do Museu Nacional e professor de letras orientais na pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para conversar sobre a múmia da cantora sacerdotisa Sha-amun-em-su. Com aproximadamente 2.800 anos, a múmia foi presenteada a Dom Pedro II pelo quediva Ismail, soberano do Egito, em sua segunda viagem à terra dos faraós entre 1876 e 1877. Recentemente, com o auxílio de exames de tomografia computadorizada por raios X e de escaneamentos tridimensionais, o esquife e a múmia se tornaram fontes preciosas de informações sobre como eram os hábitos funerários adotados pelos egípcios.

Maior felino das Américas, a Onça Pintada já é classificada como criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica. Ronaldo Morato, coordenador do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade nos conta como será possível aumentar em 20% a população de onças-pintadas na mata atlântica nos próximos cinco anos.

Programação Musical:
Onça – Barbatuques
Felicidade – Tom Jobim
O que é o que é  – Gonzaguinha
Estrada do Sol – Yamandú e Dominguinhos
Belief -Abed Aziré

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e Roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/02/Pesquisa-69.mp3]