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HISTÓRIA

Divinas e imperfeitas

Prêmios em dinheiro, trapaças e mulheres faziam parte do cenário das antigas Olimpíadas

Competidores de prova de longa distância: até a 17ª edição dos jogos, os eventos esportivos se resumiam às corridas

Reprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia AntigaCompetidores de prova de longa distância: até a 17ª edição dos jogos, os eventos esportivos se resumiam às corridasReprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga

No dia 13 de agos­to as Olim­pí­a­das se­rão en­ce­na­das pela se­gun­da vez na era mo­der­na em seu pal­co ori­gi­nal, a Gré­cia. Como em 1896, quan­do ser­viu de sede para a pri­mei­ra re­e­di­ção con­tem­po­râ­nea de uma das mai­o­res ma­ni­fes­ta­çõ­es cul­tu­rais de seus an­te­pas­sa­dos, a ci­da­de-mo­nu­men­to de Ate­nas se con­ver­te­rá de novo em mo­ra­da – tem­po­rá­ria, é ver­da­de – dos mai­o­res es­por­tis­tas co­nhe­ci­dos. Gen­te de to­dos os con­ti­nen­tes aflu­i­rá à ca­pi­tal gre­ga para ver in loco as dis­pu­tas (e mi­lhõ­es, tal­vez bi­lhõ­es, acom­pa­nha­rão as con­ten­das pela te­le­vi­são). Por 17 dias, pe­rí­o­do em que du­ra­rem as com­pe­ti­çõ­es, Ate­nas será o cen­tro do mun­do. Como nos ve­lhos tem­pos. Ou me­lhor, como um dia o fora o sa­gra­do solo de Olím­pia, dis­tan­te cer­ca de 320 qui­lô­me­tros de Ate­nas e ber­ço pri­mor­di­al das cé­le­bres dis­pu­tas.

Ali, em ple­na pe­nín­su­la do Pe­lo­po­ne­so, na ver­­de­jan­te con­flu­ên­cia dos rios Al­feu e Clá­de­os, ao pé do mon­te Cro­nos, os jo­gos nas­ce­ram como um fes­ti­val em hon­ra a Zeus, o pai de to­dos os deu­ses, em 776 a.C, tal­vez até an­tes. E de qua­tro em qua­tro anos, no ve­rão do he­mis­fé­rio Nor­te, eles se re­pe­ti­am – não sem an­tes pro­mo­ver uma tré­gua en­tre as ci­da­des-es­ta­do da Gré­cia, da­das a um be­li­cis­mo crô­ni­co, a fim de que es­pec­ta­do­res e par­ti­ci­pan­tes das com­pe­ti­çõ­es, vin­dos de todo o mun­do he­lê­ni­co, pu­des­sem che­gar sãos e sal­vos ao san­tu­á­rio do deus su­pre­mo em Olím­pia. Foi as­sim, du­ran­te qua­se 12 sé­cu­los, até 393 d.C., quan­do o im­pe­ra­dor ro­ma­no Te­o­dó­sio I, um cris­tão, abo­liu por de­cre­to os fes­ti­vais re­li­gio­sos.

A cada edi­ção das re­di­vi­vas Olim­pí­a­das, as com­pa­ra­çõ­es são ine­vi­tá­veis: até que pon­to os jo­gos mo­der­nos se as­se­me­lham às mi­le­na­res com­pe­ti­çõ­es que lhes ser­vi­ram de ins­pi­ra­ção? O exa­me sem fim de an­ti­gos tex­tos gre­gos, os tra­ba­lhos de es­ca­va­ção em sí­ti­os ar­queo­ló­gi­cos do mun­do he­lê­ni­co e o en­ge­nho ana­lí­ti­co de pes­qui­sa­do­res de múl­ti­plas áre­as tra­zem à luz no­vos as­pec­tos e ar­te­fa­tos li­ga­dos às mí­ti­cas com­pe­ti­çõ­es pa­tro­ci­na­das pela ci­vi­li­za­ção nor­mal­men­te ro­tu­la­da como o ber­ço do Oci­den­te. Se­ria in­ge­nu­i­da­de es­pe­rar que os jo­gos do pas­sa­do e os do pre­sen­te, se­pa­ra­dos por pelo me­nos 1.500 anos de his­tó­ria – as úl­ti­mas Olim­pí­a­das an­ti­gas fo­ram no fi­nal do sé­cu­lo 4 d.C. e as pri­mei­ras mo­der­nas em 1896 –, fos­sem como pai e fi­lho. Um a cara do ou­tro. Os tem­pos são li­te­ral­men­te ou­tros.

Mas, mes­mo dan­do esse des­con­to cro­no­ló­gi­co, mi­tos e in­com­pre­en­sõ­es ain­da po­vo­am o ima­gi­ná­rio po­pu­lar a res­pei­to dos an­ti­gos gre­gos e seus con­fron­tos atlé­ti­cos. “Mu­i­tas pes­so­as não en­ten­dem que os an­ti­gos jo­gos eram par­te de um fes­ti­val re­li­gio­so, ao pas­so que os nos­sos são um even­to se­cu­lar (lai­co)”, afir­ma o nor­te-ame­ri­ca­no Da­vid Gil­man Ro­ma­no, da Uni­ver­si­da­de da Pen­sil­vâ­nia, es­pe­ci­a­lis­ta em ar­queo­lo­gia clás­si­ca. Em ou­tras pa­la­vras, en­quan­to os jo­gos atu­ais são uma cri­a­ção do ho­mem para o ho­mem de cu­nho ex­clu­si­va­men­te atlé­ti­co (e co­mer­ci­al, di­ri­am seus crí­ti­cos), as com­pe­ti­çõ­es ori­gi­nais eram fei­tas pelo ho­mem para os deu­ses do Olim­po e in­cluí­am, além das pro­vas es­por­ti­vas, uma sé­rie de con­cur­sos ar­tís­ti­cos, nas áre­as de te­a­tro, mú­si­ca, po­e­sia e es­cul­tu­ra. Sa­cri­fí­ci­os de ani­­mais, ora­çõ­es e ofe­ren­das de be­bi­das aos deu­ses, cân­­ti­cos, me­lo­di­as de flau­ta, nada dis­so era es­tra­nho ao con­­tex­to em que ocor­ri­am as pri­mei­ras Olim­pí­a­das.

Arremesso de disco: uma das provas do pentatlo antigo

Reprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia AntigaArremesso de disco: uma das provas do pentatlo antigoReprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga

Ape­sar de o ca­rá­ter sa­gra­do das an­ti­gas Olim­pí­a­das ter se di­lu­í­do na men­te de boa par­te das pes­so­as do sé­cu­lo 21, um tra­ço dos deu­ses cos­tu­ma ser er­ro­­ne­a­­men­te as­so­ci­a­do aos ve­lhos jo­gos: a per­fei­ção. “Para mu­i­ta gen­te, as Olim­pí­a­das mo­der­nas es­tão chei­as de pro­ble­mas e os an­ti­gos jo­gos eram ide­ais em to­dos os sen­ti­dos des­sa pa­la­vra. Não ha­via cor­rup­ção, tra­pa­ças, na­ci­o­na­lis­mo, co­mer­ci­a­lis­mo nem en­vol­vi­men­to po­lí­ti­co ou mi­li­tar nas dis­pu­tas”, co­men­ta Ro­ma­no. É ló­gi­co que essa vi­são de Po­li­a­na so­bre os an­ti­gos jo­gos nem sem­pre en­con­tra am­pa­ro em es­cri­tos dei­xa­dos pe­los pró­pri­os gre­gos a res­pei­to de seus fes­ti­vais. Ze­lo­sos de que suas com­pe­ti­çõ­es fos­sem le­va­das a cabo da for­ma mais jus­ta pos­sí­vel, den­tro de pre­cei­tos éti­cos e em pé de igual­da­de, os gre­gos não he­si­ta­vam em pu­nir os es­per­ti­nhos de en­tão. Atle­tas que eram pe­gos tra­pa­ce­an­do nas com­pe­ti­çõ­es re­ce­bi­am uma mul­ta e eram hu­mi­lha­dos em pú­bli­co. Com o di­nhei­ro da pu­ni­ção, uma es­tá­tua de bron­ze em hon­ra a Zeus era eri­gi­da num pon­to es­tra­té­gi­co, à vis­ta de to­dos: o ca­mi­nho que dava para o stá­di­on, o lo­cal on­de acon­te­ci­am as pro­vas de atle­tis­mo, em cu­jas ar­qui­ban­ca­das ca­bi­am mais de 40 mil pes­so­as (as lu­tas eram na pa­les­tra, as pro­vas eqües­tres no hi­pó­dro­mo e os trei­na­men­tos no gi­ná­sio).

O ter­mo stá­di­on tam­bém de­sig­na­va uma cor­ri­da de ve­lo­ci­da­de com qua­se 200 me­tros de ex­ten­são, mais pre­ci­sa­men­te 192,27 me­tros – ou um stá­di­on (ou es­tá­dio). Nas 13 pri­mei­ras edi­çõ­es das an­ti­gas Olim­pí­a­das, en­tre 776 a.C. e 728 a.C., a úni­ca pro­va es­por­ti­va dis­pu­ta­da foi o stá­di­on. Seu pri­mei­ro ven­ce­dor foi Co­re­bo, de Élis, ci­da­de-es­ta­do vi­zi­nha a Olím­pia. Foi um êxi­to ca­sei­ro. Do ter­ri­tó­rio de Élis fa­zia par­te o san­tu­á­rio de Olím­pia. Co­re­bo es­ta­va pra­ti­ca­men­te em casa. In­ven­ti­vos, os pro­mo­to­res dos jo­gos in­tro­du­zi­ram um se­gun­do de­sa­fio a par­tir de sua 14ª edi­ção, em 724 a.C.: o dí­au­los, uma cor­ri­da equi­va­len­te a dois es­tá­di­os. A par­tir da 18ª Olim­pí­a­da, for­mas de dis­pu­ta que não fos­sem as cor­ri­das fo­ram sen­do in­tro­du­zi­das aos jo­gos, como a luta, o pen­ta­tlo e as cor­ri­das de car­ro pu­xa­do por ca­va­los (veja tex­to so­bre as pro­vas das an­ti­gas Olim­pí­a­das na pá­gi­na 12). “Com o au­men­to do nú­me­ro de mo­da­li­da­des es­por­ti­vas – no pe­rí­o­do clás­si­co ha­vi­am atin­gi­do o to­tal de 18 –, a du­ra­ção da Olim­pí­a­da foi cres­cen­do gra­da­ti­va­men­te de um para cin­co dias de com­pe­ti­çõ­es”, es­cre­ve Ni­co­laos Ya­lou­ris, ex-ins­pe­tor- ge­ral de An­ti­gui­da­des da Gré­cia e or­ga­ni­za­dor do li­vro Os Jo­gos Olím­pi­cos na Gré­cia An­ti­ga, re­cém-lan­ça­do no Bra­sil pela edi­to­ra Odys­seus.

Para es­pan­to de al­guns fãs do atle­tis­mo, a ma­ra­to­na, pro­va de apro­xi­ma­da­men­te 42 qui­lô­me­tros que fun­ci­o­na como um fe­cho apo­te­ó­ti­co das dis­pu­tas es­por­ti­vas nas mo­der­nas Olim­pí­a­das, nun­ca fez par­te do ca­len­dá­rio de even­tos dos an­ti­gos jo­gos. É uma in­ven­ção dos tem­pos de Cou­ber­tin, dos pri­mei­ros jo­gos da era mo­der­na, em 1896. Seus ide­a­li­za­do­res sem­pre dis­se­ram que a lon­ga cor­ri­da se ins­pi­ra num even­to da An­ti­gui­da­de: em 490 a.C., os gre­gos ba­te­ram os per­sas na Ba­ta­lha de Ma­ra­to­na e o sol­da­do Fi­dí­pi­des cor­reu cer­ca de 40 qui­lô­me­tros para le­var a no­tí­cia da vi­tó­ria até Ate­nas e, exaus­to, mor­reu as­sim que cum­priu a sua mis­são. Por essa ver­são, de lon­ge a mais di­fun­di­da, a ma­ra­to­na mo­der­na é uma ho­me­na­gem ao he­rói­co men­sa­gei­ro. Mas, de acor­do com o gran­de his­to­ri­a­dor He­ró­do­to (484 a 425 a.C), a fon­te es­cri­ta cro­no­lo­gi­ca­men­te mais pró­xi­ma dos even­tos em ques­­tão, o arau­to nun­ca re­a­li­zou tal per­cur­so para le­var a boa nova do tri­un­fo ate­ni­en­se. Em 490 a.C., as­sim que os per­sas in­va­di­ram a Gré­cia, an­tes, por­tan­to, da Ba­ta­lha de Ma­ra­to­na, Fi­dí­pi­des foi, em vão, de Ate­nas a Es­par­ta pe­dir a aju­da dos ri­vais para com­ba­ter o novo in­va­sor. Cor­re­dor “pro­fis­si­o­nal”, o men­sa­gei­ro per­cor­reu duas ve­zes os 230 qui­lô­me­tros que se­pa­ra­vam as duas mais po­de­ro­sas ci­da­des-es­ta­do da Gré­cia An­ti­ga. “E ele não mor­reu em ra­zão de sua cor­ri­da”, diz Ro­ma­no.

Como a de­mo­cra­cia ate­ni­en­se, que só con­ce­dia di­rei­tos de ci­da­dão aos ho­mens adul­tos e li­vres do mun­do he­lê­ni­co (es­tran­gei­ros e es­cra­vos não ti­nham voz po­lí­ti­ca), os par­ti­ci­pan­tes das an­ti­gas dis­pu­tas em Olím­pia ti­nham de ser do sexo mas­cu­li­no. Só que nem to­dos pre­ci­sa­vam ser adul­tos. Com o tem­po, al­gu­mas pro­vas para ga­ro­tos, com ida­des en­tre 12 e 17 anos, fo­ram cri­a­das. Em 632 a.C., du­ran­te a 37ª Olim­pí­a­da, o me­ni­no Po­li­ni­ce, de Élis, tor­nou-se o pri­mei­ro cam­pe­ão in­fan­til da cor­ri­da do stá­di­on. In­de­pen­den­te­men­te da ida­de, os par­ti­ci­pan­tes dos jo­gos com­pe­ti­am sem rou­pa, com o cor­po be­sun­ta­do em óleo. “Ain­da hoje não sa­be­mos por­ que eles com­pe­ti­am nus e qual era a fi­na­li­da­de do óleo es­pa­lha­do pelo cor­po”, afir­ma Ste­phen G. Mil­ler, da Uni­ver­si­da­de da Ca­li­fór­nia, em Ber­ke­ley, que há 30 anos re­a­li­za es­ca­va­çõ­es nos sí­ti­os ar­queo­ló­gi­cos de Ne­méia, onde tam­bém ha­via uma ver­são lo­cal de fes­ti­val re­li­gio­so, com pro­vas atlé­ti­cas e ar­tís­ti­cas.
Mil­ler, ali­ás, tem uma te­o­ria, con­tro­ver­sa, de que a fa­mo­sa de­mo­cra­cia gre­ga é de­ri­va­da de no­çõ­es de igual­da­­de pre­sen­tes nas com­pe­ti­çõ­es es­por­­ti­vas do mun­do he­lê­ni­co. “En­con­tra­mos em Ne­méia as ba­ses de um me­ca­nis­mo de par­ti­da para as pro­vas de cor­ri­da que re­for­ça a eqüi­da­de ob­je­ti­va da dis­pu­ta”, diz o ar­queó­lo­go. “Isso me fez pro­por que a as­cen­são da de­mo­cra­cia é um fi­lho­te dos es­por­tes. Mas nem to­dos os meus co­le­gas con­cor­dam com isso.”

Efígie de Zeus e estátua de pugilista: disputas em Olímpia eram parte de festival religioso

Reprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia AntigaEfígie de Zeus e estátua de pugilista: disputas em Olímpia eram parte de festival religiosoReprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga

Al­guns es­pe­ci­a­lis­tas ten­­dem a des­cre­ver as pro­vas atlé­ti­cas das Olim­pí­a­das co­mo um sim­ples trei­na­men­to para as com­pe­ti­çõ­es que re­al­men­te im­por­ta­vam: as guer­ras en­tre as ci­da­des-es­ta­do. Mas ou­tros es­tu­di­o­sos con­tes­tam essa vi­são ape­­nas uti­li­ta­ris­ta e mi­li­ta­ris­ta dos jo­gos. “Os es­por­tis­tas eram uma par­te es­pe­ci­a­li­za­da da so­ci­e­da­de que per­ten­cia ao cam­po do en­tre­te­ni­men­to como os atu­ais atle­tas de eli­te”, pon­de­ra Mil­ler, que lan­çou em abril nos Es­ta­dos Uni­dos o li­vro An­ci­ent Gre­ek Ath­le­tics.

E as mu­lhe­res? Cos­tu­ma-se di­zer, ca­te­go­ri­ca­men­­te, que sua pre­sen­ça nas an­ti­gas Olim­pí­a­das era proi­bi­da. Não po­di­am par­ti­ci­­par das pro­vas, nem mes­­mo vê-las. Como res­pos­ta rá­­pi­­da e sim­plis­ta, a afir­ma­­­­­ção é cor­re­ta. Quem trans­­gre­dis­­se essa re­gra pa­ga­va a ou­sa­dia com a vida: era lan­­­ça­da mon­te Ti­pé­on abai­­xo pe­los or­ga­ni­za­do­res dos jo­gos. Mas ha­via ex­ce­çõ­es e bre­chas que per­mi­ti­am a vi­são de ros­tos fe­mi­ni­nos nos jo­gos. Mu­lhe­res ca­sa­das re­al­men­te não po­di­am as­sis­tir às com­pe­ti­çõ­es, mas as sol­tei­ras, pro­va­vel­men­te vir­gens, po­di­am – a des­pei­to da vi­são dos cor­pos nus dos atle­tas, ou tal­vez por cau­­sa dis­so. Nin­guém sabe ao cer­to. Se rica e pro­pri­e­tá­ria de um car­ro de cor­ri­da e ca­va­los, uma gre­ga de boa es­tir­pe po­dia até mes­mo se tor­nar uma cam­peã olím­pi­ca. Nas cor­ri­das de car­­ro, a co­roa de oli­vei­ra e as gló­ri­as fi­ca­vam para o dono do veí­cu­lo – e não para seu con­du­tor. Gra­ças em gran­de me­di­da aos es­cri­tos do vi­a­jan­te gre­go Pau­sâ­ni­as (sé­cu­lo 2 d.C.), os es­tu­di­o­sos sa­bem que, além das Olim­pí­a­das, ha­via tam­bém um fes­ti­val re­li­gio­so em hon­ra de Hera, a mu­­lher de Zeus, em Olím­pia. Nos jo­gos de Hera, me­ni­nas sol­tei­ras dis­pu­ta­vam cor­ri­das, só que ves­ti­das com suas tú­ni­cas, com no má­xi­mo um seio à mos­tra.

Fes­ti­vais re­li­gio­sos, mar­ca­dos por dis­pu­tas es­por­ti­vas e ar­tís­ti­cas, eram re­la­ti­va­men­te co­muns em vá­ri­as ci­da­des-es­ta­do, as pó­leis, da Gré­cia An­ti­ga. Ha­via im­por­tan­tes even­tos com es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas em Del­fos (Jo­gos Pí­ti­cos), no Is­tmo (Jo­gos Ís­tmi­cos), per­to do im­por­tan­te cen­tro co­mer­ci­al de Co­rin­to, e em Ne­méia (Jo­gos Ne­me­a­nos) – to­dos ini­ci­a­dos no sé­cu­lo 6 a.C., cer­ca de 200 anos após o es­ta­be­le­ci­men­to das com­pe­ti­çõ­es em Olím­pia. Em Del­fos, as pro­vas acon­te­ci­am a in­ter­va­los de qua­tro anos e eram uma hon­ra­ria a Apo­lo, deus das ar­tes e da har­mo­nia. Nas ou­tras duas pó­leis as dis­pu­tas ocor­ri­am a cada dois anos [no Is­tmo ho­me­na­ge­a­vam Po­sí­don (Ne­tu­no), o deus dos ma­res, e em Ne­méia, Zeus]. A par­tir de 565/6 a.C., Ate­nas tam­bém pas­sou a pro­mo­ver a sua ver­são dos jo­gos, as Pa­na­te­néi­as, or­ga­ni­za­das a cada qua­tro anos como um tri­bu­to a Ate­na, fi­lha de Zeus, pro­te­to­ra da ci­da­de e deu­sa da sa­be­do­ria. En­fim, não fal­ta­vam fes­ti­vais para en­le­var os gre­gos.

Mas os de Olím­pia eram os mais an­ti­gos, os mai­o­­res e os mais po­pu­la­res. En­tre a hor­da de gre­gos que se di­ri­giam a essa ci­da­de do Pe­lo­po­ne­so para as­sis­tir (ou par­ti­ci­par) às pro­vas olím­pi­cas ha­via es­pec­ta­do­­res de todo o mun­do he­lê­ni­co – um vas­to pe­da­ço de ter­ra que bor­de­ja­va o Me­di­ter­râ­neo e se ini­ci­a­va em áre­as hoje ocu­pa­das pela Tur­quia, pas­sa­va pelo nor­te da África, pela Si­cí­lia, pelo sul da Fran­ça e se es­ten­dia até a Es­pa­nha. “No pe­rí­o­do clás­si­co (en­tre os sé­cu­­los 6 e 4 a.C.), a Gré­cia era mu­i­to frag­men­ta­da, com­­pos­ta por apro­xi­ma­da­men­te 1.500 ci­da­des-es­ta­do”, diz Ma­ria Be­a­triz Bor­ba Flo­ren­za­no, do Mu­seu de Ar­queo­lo­gia e Et­no­lo­gia da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (MAE-USP). “As Olim­pí­a­das eram um mo­men­­to de en­con­tro dos gre­gos, de for­ma­ção de seu ca­rá­ter. Com­pe­tir fa­zia par­te da edu­ca­ção de seus jo­vens.” Se, na mi­to­lo­gia, não fal­tam alu­sõ­es a com­ba­tes en­tre di­vin­da­des, he­róis, os gre­gos de car­ne e osso tam­bém de­ve­ri­am pe­le­jar en­tre si. “De acor­do com a tra­di­ção an­ti­ga, os deu­ses e os he­róis fo­ram os pri­mei­ros a com­­pe­tir em Olím­pia e, des­de en­tão, per­ma­ne­ce­ram co­mo mo­de­lo para os mor­tais”, es­cre­ve Ni­co­laos Ya­lou­ris. “Foi em Olím­pia que Zeus ven­ceu Cro­nos na luta (pále), e que Apo­lo der­ro­tou Her­mes na cor­ri­da e Ares no pu­gi­lis­mo.”

Treino de atletas ao som de flauta: concursos artísticos também ocorriam durante os jogos de Olímpia

Reprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia AntigaTreino de atletas ao som de flauta: concursos artísticos também ocorriam durante os jogos de OlímpiaReprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga

Ser sem­pre o me­lhor e so­bre­pu­jar os ou­tros. Dita por Pe­leu a seu fi­lho Aqui­les no mo­men­to em que este par­tia para a Guer­ra de Tróia (sé­cu­los 12 ou 13 a.C.), onde mor­re­ria jo­vem e glo­ri­fi­ca­do, a fra­se sin­te­ti­za o es­pí­ri­to que em­ba­la­va os mais va­ri­a­dos ti­pos de con­cur­so que com­pu­nham os fes­ti­vais re­li­gio­sos no mun­do he­lê­ni­co. Os ven­ce­do­res de dis­pu­­tas olím­pi­cas eram vis­tos como he­róis, semideu­ses, au­men­tan­do o pres­tí­gio de suas ci­da­des. Afi­nal ha­vi­am ga­nho um pas­sa­por­te para o mun­do di­vi­no em ra­zão de seu fei­to. “Mor­re ago­ra, Di­á­go­ras. Nada mais te res­ta a não ser as­cen­de­res ao Olim­po”, gri­ta em 448 a.C., du­ran­te a 83ª Olim­pí­a­da, um es­par­ta­no para o no­bre de Ro­des. Ex-bo­xe­a­dor e an­ti­go cam­pe­ão olím­pi­co, Di­á­go­ras é ova­ci­o­na­do pela pla­téia, em meio a uma chu­va de pé­ta­las de flo­res, e car­re­ga­do pe­los dois fi­lhos em seus om­bros. Mo­ti­vo do jú­bi­lo: o atle­ta apo­sen­ta­do aca­­ba de ver seus Da­ma­ge­to e Acu­si­laos re­ce­be­rem a co­roa de oli­vei­ra por vi­tó­ri­as em pro­vas de luta nos jo­­­gos. Duas ge­ra­çõ­es de cam­pe­õ­es olím­pi­cos numa mes­­­ma fa­mí­lia. Ale­gria mai­or, im­pos­sí­vel. E Di­á­go­ras se es­vai nos bra­ços fi­li­ais, com sua fron­te ador­na­da pe­­las gri­nal­das de Da­ma­ge­to e Acu­si­laos.

Quer di­zer que, como o no­bre de Ro­des, os atle­tas só com­pe­ti­am na an­ti­ga Olím­pia, e em jo­gos pro­mo­vi­dos por ou­tras ci­da­des, pelo pri­vi­lé­gio de se tor­nar um deus em vida (e tam­bém na mor­te, a exem­plo de Di­á­go­ras) e por uma co­roa de fo­lhas de oli­vei­ra? Eles eram to­tal­men­te ama­do­res e seus prê­mi­os ab­so­lu­ta­men­­­te sim­bó­li­cos? Sim e não. Dos or­ga­ni­za­do­res das Olim­pí­a­das, os es­por­tis­tas vi­to­ri­o­sos re­ce­bi­am ba­si­ca­men­te a gri­nal­da, sím­bo­lo de sua con­quis­ta, hon­ra­ria co­bi­ça­da por to­dos, in­clu­si­ve no­bres e go­ver­nan­tes. É cu­ri­o­so no­tar que a co­roa do ven­ce­dor era fei­ta com fo­­lhas de di­fe­ren­tes plan­tas em cada um dos gran­des fes­­­­ti­vais re­li­gio­sos do mun­do he­lê­ni­co: oli­vei­ra em Olím­­pia, lou­ro em Del­fos, pi­nhei­ro no Is­tmo e sal­sa em Ne­méia. Se, do pon­to de vis­ta ma­te­ri­al, os cam­pe­õ­es olím­pi­cos dei­xa­vam o san­tu­á­rio de Zeus com fama, mas ain­da sem for­tu­na al­gu­ma de­cor­ren­te de seus fei­­tos atlé­ti­cos, uma sé­rie de prê­mi­os, al­guns de alto va­lor pe­cu­ni­á­rio, re­me­di­a­ri­am em bre­ve essa si­tu­a­ção as­sim que os atle­tas vi­to­ri­o­sos re­tor­nas­sem a sua pó­lis na­tal: me­da­lhas e es­tá­tu­as com sua efí­gie po­di­am ser cu­nha­das, po­e­tas po­di­am com­por odes em sua ho­me­na­gem, até mes­mo gra­ti­fi­ca­çõ­es em di­nhei­ro não eram ra­ras.

Se­gun­do o bi­ó­gra­fo gre­go Plu­tar­co (46 a 125 d.C.), um ate­ni­en­se dos anos 550-600 a.C. que se sa­gras­se cam­pe­ão nos es­por­tes re­ce­be­ria um pu­nha­do mo­e­das de pra­ta, as drac­mas, as­sim que pu­ses­se os pés de vol­ta em sua ter­ra na­tal. “O ven­ce­dor nos jo­gos do Is­tmo de­via ter como re­com­pen­sa 100 drac­mas: o vi­to­ri­o­so nas Olim­pí­a­das, 500”, es­cre­veu Plu­tar­co, em sua obra so­bre Só­lon, es­ta­dis­ta e re­for­ma­dor de Ate­nas. Para a épo­ca, 500 drac­mas era uma for­tu­na. As­sim como hoje é uma for­tu­na ofe­re­cer um prê­mio de US$ 1 mi­lhão para um atle­ta igua­lar o re­cor­de de me­da­lhas de ouro con­quis­ta­das numa úni­ca edi­ção das Olim­pí­a­das, fei­to hoje em po­der do ex-na­da­dor nor­te-ame­ri­ca­no Mark Spitz, que nos jo­gos de Mu­ni­que, em 1972, ter­mi­nou sete pro­vas em pri­mei­ro lu­gar. Um pa­tro­ci­na­dor pro­me­te de­po­si­tar essa quan­tia na con­ta ban­cá­ria do na­da­dor nor­te-ame­ri­ca­no Mi­chael Phelps, de 19 anos, caso ele suba pelo me­nos sete ve­zes no lu­gar mais alto do pó­dio em Ate­nas 2004. Como se vê, ape­sar de to­das as di­fe­ren­ças, os an­ti­gos e os mo­der­nos jo­gos ain­da têm mu­i­to em co­mum.

 

Reprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Antiga GréciaOs desafios de Olímpia

Durante o período em que foram disputados, de 776 a.C. a 393 d.C., os jogos originais chegaram a durar cinco dias e a incluir duas dezenas de modalidades

Stá­di­on
A pri­mei­ra e úni­ca pro­va nas tre­ze edi­çõ­es ini­ci­ais das Olim­pí­a­­das, en­­tre 776 a.C, e 728 a.C. É uma cor­ri­da de ve­lo­ci­da­de na qual seus com­­pe­ti­do­res têm de per­cor­rer 192,27 me­tros, 1 stá­di­on (es­tá­dio).

Dí­au­los
Cor­ri­da equi­va­len­te a dois es­tá­di­os, quase 400 me­tros. É a se­gun­da mo­da­li­da­de in­tro­du­zi­da nos jo­gos de Olím­pia, a par­tir de 724 a.C., na 14ª Olim­pí­a­da.

Dó­li­khos
Even­to para fun­dis­tas do atle­tis­mo. A cor­ri­da do dó­li­khos va­ria de 7 a 24 es­tá­di­os, en­tre 1.345 e 4.614 me­tros. Pas­sa a ser dis­pu­ta­da a par­tir da 15ª Olim­pí­a­da (720 a.C).

Luta
Com­ba­te fí­si­co tra­va­do en­tre dois opo­nen­tes den­tro de uma área de­li­mi­ta­da por uma cova de areia em que am­bos não po­dem tro­car so­cos, apli­car gol­pes nos ór­gãos ge­­ni­tais ou dar mor­di­das. Qua­se tu­do o mais vale: sa­fa­nõ­es, cha­ves de pes­­­co­ço e até que­brar os de­dos do opo­nen­te. Mo­da­li­da­de da pe­sa­da ado­ta­da a par­tir da 18ª Olim­pí­a­da, em 708 a.C.

Pen­ta­tlo
In­clui cin­co mo­da­li­da­des: sal­to em dis­tân­cia, pro­va do stá­di­on, lan­ça­men­to de dar­do, ar­re­mes­so de dis­co e luta. Como a luta, vira es­por­te olím­pi­co em 708 a.C.

Pu­gi­lis­mo
For­ma de com­ba­te mais pró­xi­ma do boxe atu­al. Os par­ti­ci­pan­tes têm as mãos re­ves­ti­das de fai­xas de cou­­ro em tor­no do pu­nho e des­fe­rem so­cos. Ado­ta­do a par­tir de 688 a.C. nos jo­gos de nú­me­ro 23.

Téth­rip­pon
Na 25ª Olim­pí­a­da, em 680 a.C., ho­­mens e ani­mais for­mam um ti­me num hi­pó­dro­mo. De ins­pi­ra­ção mi­­li­tar, o téth­rip­pon é uma cor­ri­da de car­ros pu­xa­dos por qua­tro ca­va­los. Nas guer­ras, dois ho­mens ocu­pam o veí­cu­lo de ma­dei­ra, o au­ri­ga e o guer­rei­ro. Mas, quan­do usa­do para fins es­por­ti­vos, o car­ro abri­ga ape­nas o seu con­du­tor. A pro­­va goza de gran­de pres­tí­gio. De­­ta­lhe: a gló­ria e a co­roa de ven­ce­dor fi­cam com o (rico) pro­pri­e­tá­rio do car­ro, que pode até ser uma mu­lher ou cri­an­ça.

Ké­les
Ca­va­lei­ros mon­tan­do ca­va­los adul­­tos dis­pu­tam a hon­ra­ria de ser os pri­mei­ros a dar seis vol­tas na pis­­ta do hi­pó­dro­mo. Cada vol­ta equi­va­le a pou­co mais de 1.500 me­­tros. A mo­da­li­da­de sur­ge em 648 a.C., no 23º jo­go.

Pan­crá­cio
Uma ver­são he­lê­ni­ca das lu­tas mo­der­nas do vale-tudo. Ou, na de­fi­ni­­ção de um dos an­ti­gos exe­ge­tas de Pla­tão, “uma com­pe­ti­ção que com­­bi­­na­va a luta im­per­fei­ta com o pu­gi­­lis­mo im­per­fei­to”. Com as mãos nuas, sem as fai­xas de cou­ro que re­­­ves­tem o pu­nho dos pu­gi­lis­tas, seus atle­tas po­dem apli­car qual­quer gol­­pe nos ad­ver­sá­ri­os, des­de que não usem os den­tes ou as unhas. Como a mo­da­li­da­de an­te­ri­or, tor­na-se es­­por­te olím­pi­co em 648 a.C.

Corrida, disputas eqüestres e pancrácio: as antigas Olimpíadas eram compostas  por competições de atletismo, provas com animais e lutas

Reprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Antiga GréciaCorrida, disputas eqüestres e pancrácio: as antigas Olimpíadas eram compostas por competições de atletismo, provas com animais e lutasReprodução do livro Os Jogos Olímpicos na Antiga Grécia

Stá­di­on e luta infantil
Es­sas duas mo­da­li­da­des, que en­tra­ram na 37ª edi­ção das Olim­pí­a­das, em 632 a.C., fo­ram as pri­mei­ras a ser dis­pu­ta­das por me­ni­nos, em ge­ral de 12 a 17 anos.

Pen­ta­tlo in­fan­til
Ado­ta­do ape­nas du­ran­te os jo­gos de 628 a.C., du­ran­te a 38ª Olim­pí­a­­da. A pro­va, em sua ver­são para ga­ro­tos, nun­ca mais é dis­pu­ta­da.

Pu­gi­lis­mo in­fan­til
No­vi­da­de para ga­ro­tos sur­gi­da no 41º jo­go, em 616 a.C.

Dró­mos ho­plí­tes
Cor­ri­da cur­ta, de no má­xi­mo 4 es­tá­di­os, in­tro­du­zi­da em 520 a.C. (65ª Olim­pí­a­da), na qual seus com­­­pe­ti­do­res têm de ven­cer a dis­tân­cia da pro­va car­re­gan­do ar­mas. Ini­ci­al­­men­­­te, seus par­ti­ci­pan­tes têm de ves­­­tir uma ar­ma­du­ra e se­gu­rar um es­cu­do de ma­dei­ra re­ves­ti­do de bron­­ze. Com o tem­po, so­bra só o es­cu­do e os com­pe­ti­do­res pas­sam a cor­rer nus.

Apé­ne
Mais uma pro­va eqües­tre: uma cor­­ri­da de car­ros pu­xa­dos por duas mu­­las. Ado­ta­da em 500 a.C., no 70º jo­go, e aban­do­na­da na 84ª Olim­pí­a­da, em 444 a.C.

Kál­pe
Dis­pu­ta­da pela pri­mei­ra vez em 496 a.C., na 71ª Olim­pí­a­da, a pro­­va é uma cor­ri­da na qual o ca­va­lei­ro mon­ta­va uma égua. Não se sabe de quan­tas vol­tas pelo hi­pó­dro­mo con­­sis­tia o con­cur­so, des­con­ti­nu­a­do, como a apé­ne, em 444 a.C.

Syno­rís
Cor­ri­da em que dois ca­va­los pu­xam um car­ro guia­do por um con­du­tor. Ou­tra no­vi­da­de eqües­tre in­cor­po­ra­da aos jo­gos em 408 a.C. na 93ª Olim­pí­a­da.

Con­cur­sos de trom­pe­tis­tas e arau­tos
Uma pro­va bas­tan­te di­fe­ren­te das de­mais, em que, como os atletas, mú­­si­cos e men­sa­gei­ros têm a sua chan­ce de as­cen­der ao Olim­po. Com­pe­ti­ção in­tro­du­zi­da em 396 a.C., no 96º jo­go.

Téth­rip­pon de po­tros
Ver­são des­sa mo­da­li­da­de que en­tra para o pro­gra­ma em 384 a.C., no 99º jo­go.

Syno­rís de po­tros
Se­me­lhan­te à syno­rís, só que, nes­se caso, o car­ro é pu­xa­do por dois jo­vens. O con­cur­so co­me­ça a ser dis­pu­ta­do na 128ª Olim­pí­a­da, em 268 a.C.

Pó­lou ké­le­tos
A cor­ri­da de po­tros. Pro­va de hi­pis­mo em que a mon­ta­ria são ca­va­los jo­vens. No­vi­da­de adotada a partir do 131º jo­go, em 256 a.C.

Pan­crá­cio in­fan­til
Com­ba­te vale-tudo para ga­ro­tos in­troduzido em 200 a.C., na 145ª Olim­pí­a­da. É a úl­ti­ma mo­da­li­da­de a en­trar para o rol de pro­vas olím­­­pi­cas na An­ti­gui­da­de. Como se vê, a maratona nunca fez parte dos jogos originais.

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