Tecnociência

Energia dos gêiseres

Milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à eletricidade no mundo, principalmente nas nações mais pobres, embora muitas vivam em regiões próximas a gêiseres e fontes de águas termais que, em tese, poderiam ser utilizadas para mover geradores elétricos. Métodos para gerar energia dessas fontes alternativas têm sido tentados em vários países, mas sem resultados concretos. A novidade promissora, segundo a revista Science (6 de outubro), é formada por um equipamento semelhante a uma célula a combustível, que transforma hidrogênio em eletricidade. No caso desse aparelho, desenvolvido pelo químico Roman Boulatov, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a célula pode ser recarregada com o calor oriundo de gêiseres e fontes termais. O calor seria responsável pela geração de corrente elétrica na célula, batizada de Thermally Regenerative Solution Concentration Cell, ou célula de solução concentrada regenerada com calor. Segundo Boulatov, um sistema com dezenas de células funcionando em conjunto poderia prover energia para geladeiras e televisores em lugares desprovidos de eletricidade.