Imprimir PDF Republicar

mundo

Energia limpa nas casas japonesas

mundo

A energia elétrica do Japão é uma das mais caras do mundo. Por isso, iniciativas como a da empresa Ebara Ballard – fusão da japonesa Ebara Corporation com a canadense Ballard Power Systems -, responsável pelo desenvolvimento de uma célula a combustível de uso doméstico de 1 quilowatt (kW) que substitui com vantagem os aquecedores dependentes de derivados do petróleo, são sempre uma boa alternativa para o consumidor e para a economia do país.

A célula do tipo PEM (Proton Membrane Exchange), ou troca de membrana de próton, usa a infra-estrutura já existente nas casas japonesas servidas por gás natural. Do gás, após ser processado num reformador, é extraído o hidrogênio que faz a célula gerar energia elétrica. Esse sistema tem como subproduto o vapor produzido pelo aquecimento.

Em fase final de testes, o produto, que gera a chamada energia limpa, deve estar no mercado até o fim deste ano. A eficácia da célula a combustível é de 35%, cerca de três vezes mais eficiente em termos energéticos que as termelétricas, usuárias do carvão ou do gás natural para obter energia elétrica (Business Wire).

Republicar