Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Engenheiros testam plástico biodegradável com bactéria da cana-de-açúcar

Veiculado em 29 de novembro de 2013

O professor Claudio Oller, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) conversa sobre um processo japonês de produção de plástico biodegradável a partir de uma bactéria presente na cana-de-açúcar. A iniciativa é resultado de uma parceria entre pesquisadores da Universdade de Ryukyus, no Japão, a USP, e a empresa Biopol, com sede em Santana do Parnaíba

Também nesta edição, Raquel da Silva Aragão, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco comenta pesquisa realizada comum grupo internacional de pesquisadores que busca entender como distúrbios metabólicos em adultos podem estar relacionados à pouca proteína ingerida durante o desenvolvimento do feto no útero.

O portal de Revistas da Universidade de São Paulo disponibilizou na internet a coleção completa de alguns dos primeiros periódicos científicos produzidos por suas faculdades. André Serradas, chefe da seção de apoio ao credenciamento de revistas do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP apresenta alguns destaques disponíveis no site www.revistas.usp.br.

Programação Musical
O Primeiro Jornal – Elis Regina
O que será? – Milton Nascimento e Chico Buarque
Nascente – Milton Nascimento
Do it – Lenine
Movido a água – Itamar Assumpção

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/11/Pesquisa-Brasil-62-Bioplastico.mp3]