Genética

Genes neandertais na África

Genoma de populações africanas tem mais DNA neandertal do que se esperava

Blue Ox Studio / Pexels

Há anos se sabe que o genoma de populações humanas da Europa e da Ásia contém trechos de DNA de neandertais, seres humanos arcaicos extintos há 30 mil anos. Acreditava-se, porém, que neandertais não tivessem deixado contribuição genética importante entre as populações atuais da África. Dois trabalhos começam a rever essa história. Em um deles, a equipe de Joshua Akey, da Universidade Princeton, Estados Unidos, analisou o genoma de 2.504 pessoas do mundo todo e identificou entre os africanos uma presença significativa de DNA neandertal (Cell, 30 de janeiro). Os africanos teriam um terço da quantidade de DNA neandertal apresentada por europeus e asiáticos – uma leva de humanos modernos teria se miscigenado com neandertais na Europa e migrado para a África há 20 mil anos. No segundo estudo, a equipe de Marcelo Briones, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), comparou o material de 9 neandertais com o de 41 seres humanos arcaicos e 52 modernos. Camila Rodrigues e Renata Ferreira encontraram sinais de contribuição neandertal para o DNA mitocondrial (transmitido só pelas mulheres) de populações da África (BioRxiv, 6 de fevereiro de 2019; F1000 Research, no prelo). “Diferentemente de outros trabalhos, nosso resultado indica que houve miscigenação entre homens modernos e mulheres neandertais”, diz Briones.