Guia Covid-19
Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Hanseníase, castanha do Pará e usina reversível

Programa veiculado no dia 30 de outubro de 2015

No programa desta semana, a médica Lavínia Schuler-Faccini, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e uma das coordenadoras do Instituto Nacional de Genética Médica e Populacional em Porto Alegre, explica como levantamentos históricos e testes de DNA têm ajudado pesquisadores a reaproximar famílias que foram separadas pela hanseníase.

Bárbara Rita Cardoso, a vencedora do Prêmio Jovem Cientista na categoria Mestre e Doutor conversa sobre como o consumo diário da castanha-do-pará ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

O engenheiro civil Sadalla Domingos, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), explica sua proposta de transformar a hidrelétrica Henry Borden, localizada em Cubatão, em uma usina reversível.

Ainda nesta edição, a bióloga molecular Renata Pasqualini, do Centro de Câncer da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, apresenta uma nova substância que pode contribuir para o tratamento de problemas na visão causados pela proliferação de vasos sanguíneos nos olhos.

E a professora Roberta Vidotti, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB) esclarece como uma grande cicatriz na crosta terrestre que cruza o Brasil teria influenciado na formação das bacias sedimentares do Paraná e do Parnaíba.

Programação musical:
Dentro – Chico César e Seu Jorge
Coração de estudante – Milton Nascimento
Sal da Terra – Beto Guedes

Apresentação: Fabrício Marques e Rodrigo de Oliveira Andrade
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

[audio:http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2015/10/Pesquisa-Brasil-30-OUT.mp3]
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar