Imprimir PDF Republicar

mundo

Lei do silêncio na costa do México

É a segunda vez que acontece em 2004: foram proibidas pesquisas sísmicas realizadas por pesquisadores norte-americanos em águas mexicanas, devido ao impacto que poderiam causar em mamíferos marinhos. No dia 15 de abril foi cassada a permissão para que o navio de pesquisas Roger Revelle examinasse fendas ao longo da costa ocidental do México. A determinação partiu da Secretaria de Recursos Naturais e Ambientais do México.

A alegação é que as experiências usariam ferramentas impróprias: armas de ar comprimido que promovem explosões na água. Tais estrondos produzem ondas de som captadas pelo navio depois de refletir o fundo do mar e as rochas nas profundezas. Em fevereiro, o governo mexicano vetou projeto similar com o navio Maurice Ewing.

As armas utilizadas pelo Roger Revelle são menores que as do Ewing, argumenta o cientista chefe da expedição, Peter Lonsdale. Segundo ele, o navio completou uma viagem pelo golfo da Califórnia e não houve registro de animais machucados (Nature, 6 de maio).

Republicar