- 03:44 Marcos Buckeridge
- 20:23 Luis Felipe Toledo
- 32:38 Hugo Aguilaniu
- 42:09 Lúcia Helena Oliveira Silva
O biólogo Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências da USP e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, fala sobre o Mapa da Ciência de São Paulo, que mostra a concentração dos pesquisadores em cada uma das 15 regiões administrativas do território paulista, de acordo com a área do conhecimento e também o tamanho e o impacto de sua produção científica.
Uma grande mortandade de sapos ocorreu em algumas regiões do Brasil nos anos 1980, sem que se descobrisse o motivo. Quase 40 anos depois, um trio de pesquisadores apontou um fungo como o causador das mortes, em um artigo publicado em fevereiro na revista Proceedings of the Royal Society B. O biólogo Luis Felipe Toledo, professor da Unicamp e um dos autores do estudo, conta essa história.
O geneticista Hugo Aguilaniu, do Laboratório de Genética do Envelhecimento da Escola Normal Superior de Lyon, na França, e que foi escolhido diretor-presidente do Instituto Serrapilheira explica como funcionará a instituição privada dedicada a apoiar pesquisas em ciências da vida, ciências físicas, engenharias e matemática, lançada em março no Rio de Janeiro pelo documentarista João Moreira Salles e sua mulher, a linguista Branca Moreira Salles.
A abolição da escravidão só aconteceu em 1888, mas após a Lei do Ventre Livre, em 1871, os escravos passaram a ter o direito de comprar sua liberdade. A partir de então, as mulheres escravas passaram a usar algumas estratégias que as tornavam mais bem-sucedidas que os homens na busca pelo direito à liberdade, embora enfrentassem outros obstáculos depois de livres. A historiadora Lúcia Helena Oliveira Silva, professora da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, explica essas questões.
Programação musical
Rita Lee – Tititi
Beethoven – 4º movimento da Sifonia n.5
Eddie Vedder – Society
Cassia Eller – Segundo Sol
Clara Nunes – Coisa da antiga
Apresentação: Fabrício Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)