Está em cartaz, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, a exposição “O tempo e as águas: formas de representar os rios de São Paulo”. O historiador Janes Jorge, que é um dos responsáveis pelo planejamento da instalação, conversa sobre o papel dos rios na cidade desde o início do século XIX até os tempos atuais.
Em julho de 2014, a Universidade Presbiteriana Mackenzie vai inaugurar o primeiro centro de estudos dedicado ao grafeno no Brasil. Em entrevista por telefone, o físico Thoroh de Souza fala sobre a MackGraphe, o Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia. O projeto só será possível graças a uma parceria firmada entre o Mackenzie e o Centro de Pesquisa de Grafeno da Universidade Nacional de Cingapura, e recebe investimento da FAPESP.
Também nesta edição, a bióloga Alessandra de Souza, do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) apresenta uma substância inusitada para combater a praga do amarelinho nos laranjais: um xarope expectorante.
Programação Musical:
O menino das laranjas – Elis Regina
As árvores – Arnaldo Antunes
Vento no canavial – Emilio Santiago e João Donato
Oração ao tempo – Luiza Possi
Aguenta a mão, João – Adoniran Barbosa e Djavan
Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!
Baixar o MP3
Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil