Nove anos depois de ter as portas fechadas devido a um estado de conservação que oferecia riscos aos visitantes, a unidade paulistana do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP) foi reinaugurado em 6/9 como parte das festividades do bicentenário da Independência do Brasil. Pesquisa FAPESP esteve representada no evento reservado a convidados pela repórter Christina Queiroz e pelo fotógrafo Léo Ramos Chaves, que registrou as imagens que compõem esta galeria.
No contexto da efeméride, a curadoria do museu tomou o partido de repensar a narrativa sedimentada no imaginário nacional, com material complementar que discute a perspectiva masculina e europeia da proclamação da Independência e põe em questão a atuação heroica dos bandeirantes. Não restrito a obras de arte relativas a eventos célebres, o acervo também retrata segmentos diversos da sociedade brasileira e reúne objetos representativos da cultura material do país.
Com a reforma e a modernização, o edifício-monumento estima receber cerca de 700 mil visitantes ao ano, o dobro do número registrado uma década atrás.
Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 17h
Endereço: Rua dos Patriotas, 20, Ipiranga, São Paulo-SP
Ingressos: gratuitos até 6/11, é necessário retirar pelo site