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O caçador de formas perdidas

Como achar um modelo tridimensional no computador em meio a milhares de designs já criados e arquivados, prontos para serem reutilizados, mas que ninguém sabe onde estão? A tarefa normalmente exige horas de exaustiva procura. Dispostos a solucionar esse problema, professores do Centro de Educação e Pesquisa Purdue para Sistemas de Informação e Engenharia, nos Estados Unidos, desenvolveram um programa que permite localizar facilmente uma forma tridimensional específica, poupando à indústria milhões de dólares ao ter de recriar o que já foi criado.

O sistema desenvolvido utiliza algoritmos (processos de cálculo) complexos que convertem grupos de cubos denominados voxels em um gráfico. “Como nosso esqueleto, ele representa os ossos de determinada parte e formato, indica quantos buracos contém e onde estão”, explica Karthik Ramani, professor de Engenharia Mecânica e diretor do Centro Purdue. O sistema cria versões de formas em três categorias: sólido, oco ou uma combinação de ambos.

Ele exemplifica: uma xícara é vazia, mas sua alça pode ser sólida. Dessa forma, esse objeto reúne as duas categorias que devem ser representadas para que se torne encontrável. De acordo com Ramani, a memória corporativa costuma ser curta, gerentes são trocados, funcionários saem e arquivos importantes são esquecidos. Normalmente, argumenta, engenheiros de design perdem seis semanas por ano procurando informações sobre partes de objetos. Com o novo programa, esse tempo deve ser reduzido em 80%.

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