Imprimir Republicar

Galeria de imagens

O saboroso universo dos cogumelos comestíveis

Pesquisadores brasileiros fazem a mais ampla compilação de fungos adequados para uso culinário

De cores, formatos, texturas e sabores variados, os cogumelos estão prontos para invadir a mesa dos brasileiros. Um projeto de pesquisa identificou 409 espécies de fungos comestíveis em diferentes biomas brasileiros, como Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, além da floresta amazônica. Desse total, 350 podem ser consumidas livremente, enquanto as 59 restantes impõem restrições ao consumo que envolvem a necessidade de serem cozidas ou de algum cuidado no preparo para evitar reações adversas.

“A base do conhecimento sobre a comestibilidade dos cogumelos está na etnomicologia, ciência que estuda a relação entre fungos e sociedade”, afirma o micólogo Nelson Menolli Jr., coordenador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Micologia (IFungiLab) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e integrante do grupo de pesquisadores responsável pelo estudo, apoiado pelo programa Biota FAPESP.

Menolli, contudo, faz um alerta: “A identificação precisa das espécies é importante para evitar intoxicação. Se não tem certeza de que é comestível, aprecie com os olhos, mas não coma”. Feita a ressalva, os 14 cogumelos apresentados nesta galeria podem vir a fazer parte de sua refeição. Bom apetite!

Republicar