Astrofísica

Os planetas solitários da Via Láctea

Concepção artística de um planeta errante

NOIRLab / NSF / AURA / J. da Silva

Um grupo internacional de astrônomos identificou de uma só vez ao menos 70 novos planetas errantes na Via Láctea, a galáxia que abriga o Sistema Solar. Também conhecidos como nômades ou livres, esses planetas não orbitam estrelas e vagam solitários pelo espaço. Sem um astro que os ilumine, só são observados diretamente quando são muito jovens e emitem algum brilho. Analisando 80 mil imagens obtidas por telescópios em Terra e no espaço nas últimas duas décadas, o grupo da astrônoma Núria Miret-Roig, do Laboratório Astrofísico de Bordeaux, na França, e da Universidade de Viena, na Áustria, localizou pelo menos 70 planetas errantes, mas o número pode chegar a 170 (Nature Astronomy, 22 de dezembro). Eles estão em uma região de formação estelar próxima ao Sol, a 420 anos-luz de distância da Terra, na direção das constelações de Escorpião e de Ofiúco. Cada um tem massa comparável à de Júpiter. “Não sabíamos quantos planetas esperar e estamos muito entusiasmados por ter encontrado tantos”, afirmou Miret-Roig em um comunicado.