teia musical

Uma teia musical

daniel buenoA teia tecida por uma aranha e a música composta por um artista apresentam similaridades insuspeitas quando olhadas a nível nanométrico. Segundo um estudo feito por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a estrutura básica de ambos os sistemas – um aminoácido no caso da teia e uma onda sonora no da canção – se relaciona de maneira equivalente à sua respectiva função (BioNanoScience, dezembro). Da mesma forma que os tijolos químicos são capazes de conferir leveza e resistênciamecânica aos fios da teia, o padrão repetitivo de notas e acordes cria uma tensão sonora capaz de captar a atenção do ouvinte. O trabalho é um dos exemplos de uma nova metodologia matemática denominada log ontológico (ou olog), que fornece meios abstratos para classificar propriedades gerais de qualquer sistema, como um material, um conceito ou um fenômeno, e realçar relações inerentes entre sua estrutura e sua função. “O abismo aparentemente inacreditável que separa a teia da música não é maior do que o de dois campos distintos da matemática, como a geometria, com seus triângulos e esferas, e a álgebra, com suas variáveis e equações”, diz David Spivak, um dos autores do trabalho e criador da nova metodologia.