guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republish

Cartas | 292

Comentários | 292

Covid-19
Sinto que essas atividades remotas só estão servindo para nos estressar mais. Não sei se em tempos normais o impacto seria o mesmo (“O desafio de fazer ciência em casa”).
Raphael Rodrigues
*
Muito boa a reportagem “Mães na quarentena”. Gerenciar tudo e acrescentar criatividade, leitura e escrita de papers somadas à pressão psicológica da iminência da doença e filhos pequenos é difícil.
Shirley Komninakis
*
“O tempo dedicado aos filhos durante a licença-maternidade precisa ser levado em consideração pelas instituições de pesquisa no momento de avaliar a produção científica de mulheres”: esse é um ponto que precisa ser amplamente discutido, que se agrava por conta da quarentena.
Giovana Zuliani Policastro
*
Sem rezas, sem promessas, sem crenças, sem bravatas, sem alarde… A ciência funciona (“O contra-ataque da pesquisa”). É só questão de financiamento e tempo.
Renato Silva
*
Muito bacana a iniciativa descrita em “Procurando o vírus de casa em casa”. Seria interessante fazer o mesmo trabalho em outras cidades, como Araçatuba, que tem um dos piores índices de isolamento social do Brasil.
Flavia Lombardi Lopes
*
O antiviral remdesivir não é a solução, não cura, mas pode ser um importante aliado para reduzir o tempo de internação, variável importantíssima (“Medicamento experimental reduz tempo de hospitalização nos Estados Unidos”). E os resultados vêm de uma pesquisa séria e não de pitacos.
André Sávio Craveiro Bueno
*
A reportagem “Modelagem epidemiológica ganha visibilidade” responde para aqueles que sempre perguntam como os cientistas conseguem prever o que irá acontecer em uma pandemia. É um bom artigo que demonstra a eficácia de modelos matemáticos.
Thiago Bilanche

***
Vídeos
Nem só de Covid-19 vive a ciência. O Brasil tem papel importante na pesquisa criativa e útil para a humanidade. É o que mostra o vídeo “Azul da beterraba”.
Cecília Pinto Maglio
*
Mais uma bonita história sobre descobertas de cientistas brasileiros (“A luz de uma estrela misteriosa”).
João Gabriel Ribeiro Giovanelli
*
Parabéns pelo trabalho de divulgação de pesquisas científicas. Sou estudante de graduação em psicologia. Reconheço o papel da experiência relatada no vídeo “Esses papagaios usam probabilidade para conseguir comida”.
Elon Sousa

***

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republish