Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Escorpiões nas grandes cidades, caipiras de Almeida Júnior, tomografia na paleontologia e modelos 3D de células sanguíneas

A médica Fan Hui Wen (foto), gestora de projetos do Instituto Butantan, fala sobre os perigos dos escorpiões e o aumento de sua incidência nas grandes cidades.

A historiadora Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo e autora da pesquisa “Um povo pacato e bucólico: costume e história na obra de Almeida Júnior”, comenta a influência europeia nas obras de Almeida Júnior, artista conhecido por retratar a figura do caipira.

Sérgio Alex Azevedo, pesquisador do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica como a tomografia está ajudando paleontólogos a entender melhor a estrutura de animais extintos.

O veterinário especializado em imunologia Marco Guimarães, da Universidade Federal do Espírito Santo  (Ufes), fala sobre a criação de modelos didáticos de células sanguíneas usando impressoras 3D.

Programação musical:
Garotas Suecas e Lurdez da Luz – A nuvem
Chico Buarque – Pedro Pedreiro
Tonico e Tinoco – Tristeza do Jeca
Os Mutantes – Tecnicolor

Apresentação: Fabrício Marques
Participação nas estrevistas:: Carlos Fioravanti e Ricardo Zorzetto
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Assistência de produção: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3