Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Estudo avalia viabilidade do bioquerosene para aviação civil 100% nacional

Programa veiculado no dia 9 de agosto de 2013

O pesquisador Augusto Cortez, vice reitor de Relações Internacionais da Unicamp apresenta um estudo que incentiva a produção de bioquerosene para a aviação civil brasileira. Patrocinado pelas empresas Boing e Embraer, o estudo Plano de vôo para biocombustíveis de aviação no Brasil tem financiamento da FAPESP e coordenação do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp.

Também nesta edição, o neurocientista Adriano Tort, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte comenta artigo publicado recentemente na revista Scientific Reports sobre os mecanismos celulares e fisiológicos que estão por trás esquizofrenia.

E, diretamente de Londres, a pesquisadora brasileira Luciana Martins, do departamento de Estudos Ibero-Americanos no Birkbeck College, em Londres, conta como foi investigar nos arquivos da nos arquivos da Royal Society. a documentação sobre o naufrágio da fragata inglesa HMS Thetis, em 1830, na costa brasileira.

Programação musical:
1X0 – Marco Pereira e Hamilton de Holanda
Tudo Azul – Carlos Malta e Pife Muderno
Ciência em si – Gilberto Gil
Preciso me encontrar – Cartola
Bambino – Elza Soares

Apresentação: Mariluce Moura
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/08/Pesquisa-Brasil-47-Adriano-Tort.mp3]