Astrofísica

O inquieto coração da Via Láctea

Região em torno do buraco negro Sagitário A* (círculo alaranjado), remanescentes de supernova e filamentos na região central da Via Láctea, vistos pelo MeerKAT

I. Heywood / SARAO

A agitação parece reinar no coração da Via Láctea, a galáxia na qual se encontra o Sistema Solar. Uma imagem em alta resolução do núcleo galáctico revela uma profusão de eventos altamente energéticos, alguns observados pela primeira vez: remanescentes de supernovas (bolhas de gás e matéria ejetadas na morte explosiva de estrelas), regiões de formação estelar, misteriosos filamentos longos e brilhantes, além de, claro, a região turbulenta em torno do Sagitário A*, o buraco negro de massa extremamente elevada que habita o centro da galáxia (The Astrophysical Journal, 1º de fevereiro). A imagem lembra uma pintura abstrata e foi produzida pelo radiotelescópio MeerKAT, uma rede de 64 antenas instaladas na África do Sul. A região mapeada corresponde a um retângulo de mil anos-luz de comprimento por 600 de largura e contém algumas centenas de milhões de estrelas – a galáxia tem 100 mil anos-luz de raio e centenas de bilhões de estrelas. “Os melhores telescópios expandem nossos horizontes de maneira inesperada”, afirmou em um comunicado Fernando Camilo, astrônomo-chefe do Observatório de Radioastronomia Sul-africano (Sarao), ao qual pertence o MeerKAT.