Imprimir Republicar

Quiz

O que foi destaque em 2019?

Faça o teste para ver se acompanhou o que foi publicado na revista Pesquisa FAPESP em várias áreas da ciência e da tecnologia

Em 2019 Pesquisa FAPESP completou 20 anos. Destacamos o marco no mês do aniversário, outubro, e em reportagens nas edições subsequentes que retomam assuntos muito abordados ao longo desses anos

A partir de reportagens que tiveram destaque, preparamos um teste. Confira se você está a par da ciência brasileira.

1 - Nos últimos 30 anos, um segmento da sociedade aumentou significativamente a participação na mídia, na cultura e na política. Qual é essa população que aumentou 61% em 10 anos, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

O tema foi reportagem de capa em dezembro, reunindo pesquisas sobre vários aspectos em torno da população evangélica. O Brasil foi onde ela mais cresceu nos últimos anos. Sua participação política aumenta a importância do fenômeno.


2 - Que doença é transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro?

A reportagem publicada em julho sobre a chegada do barbeiro à Grande São Paulo foi uma das mais lidas do ano e também deu origem a um vídeo. Em dezembro voltamos ao assunto em reportagem para o site, porque foram identificados dois novos focos de barbeiros na cidade – no parque da Água Branca e no zoológico –, parte deles infectada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença. Especialistas defendem que o risco de infecção humana ainda é pequeno.


3 - Qual afirmação é correta sobre a Amazônia?

As gigantes árvores amazônicas jogam para o alto uma imensa quantidade de água que forma rios aéreos mais caudalosos que o Amazonas: 20 bilhões de toneladas por dia, que correm para o Brasil central e o sul do continente. A floresta amazônica consome, na respiração, boa parte do oxigênio que produz ao fazer a fotossíntese, o que torna indevida sua fama de pulmão do planeta, e detém cerca de 15% da biodiversidade mundial. A edição de novembro reuniu uma série de reportagens sobre a importância da região, incluindo aspectos sociais e econômicos. Entre elas, há uma entrevista com o químico Lauro Barata, especialista em óleos produzidos pelas árvores da região e cujo trabalho com o pau-rosa – usado na formulação do famoso perfume Chanel nº 5 – rendeu uma reportagem em 2005 que foi redescoberta pelos leitores em 2019. Também amazônicos, os peixes-elétricos poraquês foram tema de uma reportagem para o site, que figurou entre as mais lidas do ano.


4 - Existe uma crise na percepção da ciência pela sociedade?

Um levantamento realizado em 144 países mostrou que as pessoas não confiam na ciência – no Brasil, na França e no Japão cerca de dois terços da população se incluem nessa estatística, como mostra a reportagem de capa de outubro, que também foi tratada em vídeo. Em entrevista para o podcast especial sobre o tema, o filósofo Marcos Nobre explicou a relação dessa descrença com a crise atual no sistema democrático.


5 - O que é correto dizer sobre vacinação no Brasil?

O Brasil tem um dos programas públicos de vacinação mais bem-sucedidos no mundo, mas uma série de fatores tem afetado a procura pela população, como mostrou reportagem de 2018 que esteve entre as mais lidas do ano que acaba de terminar. A queda no índice de vacinação gera preocupação de especialistas com a possibilidade do retorno de doenças, como sarampo e poliomielite, como explicaram os pediatras Helena Sato e Alexander Precioso em podcast especial sobre o tema. A noção de que as vacinas são vítimas do próprio sucesso foi explicada pelo infectologista Guido Carlos Levi em vídeo de 2016, selecionado em 2019 como o melhor curta-metragem na VI Mostra VídeoSaúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


6 - Os cientistas estão deixando o país em busca de trabalho e oportunidades de pesquisa?

Historicamente, o Brasil exporta um número modesto de pesquisadores em comparação com outros países (e importa uma quantidade comparável), como mostram dados publicados em 2017 relatados na reportagem de capa de setembro. A percepção atual é de um êxodo diante de políticas desfavoráveis, mas não há dados que comprovem.


7 - O que é correto afirmar sobre o nióbio?

Apesar de ter uma variedade de usos, para a maior parte deles há outros materiais adequados. O nióbio existe em outros países, mas é em grande parte inexplorado: o Brasil detém 98% dos depósitos em operação no mundo. Uma das reportagens mais lidas do ano explica os usos desse minério e os exageros que o rodeiam.


8 - Onde vai parar o plástico produzido no mundo?

Praticamente todo o plástico que já foi fabricado ainda existe: cerca de 5 bilhões de toneladas ficaram no lixo ou na natureza – calcula-se que 8 milhões de toneladas cheguem aos oceanos a cada ano. Muito pouco é reciclado, como mostra reportagem de capa de julho. A edição também fala o que acontece quando o material se quebra em microplásticos e sobre algumas iniciativas para mudar essa realidade. Vale a pena conferir o vídeo sobre o problema.


9 - O que é o projeto Garatéa-L?

O projeto criado pelo engenheiro Lucas Fonseca pretende, pela primeira vez, instalar uma sonda brasileira na órbita da Lua. Lá, um experimento biológico avaliará a capacidade de microrganismos resistirem às condições espaciais, como explica reportagem publicada em junho.


10 - Onde surgiram os dinossauros?

Embora os continentes tivessem outra configuração no Triássico, entre 237 milhões e 227 milhões de anos atrás, a região onde agora é o Sul do Brasil e o norte da Argentina abriga os dinossauros mais antigos desse período. Os fósseis de seis espécies já foram encontrados no Rio Grande do Sul, município de Santa Maria, e outros seis na Argentina. Veja também o vídeo.


11 - O que fez Sobral, no Ceará, entrar para a história em 1919?

Em maio de 1919, duas equipes de astrônomos britânicos rumaram, respectivamente, para o Brasil e ilha do Príncipe, na África, para observar um eclipse. O desvio da luz das estrelas pela gravidade serviria para testar as hipóteses vigentes sobre as forças físicas. As condições de observação em Sobral foram melhores e os resultados deram razão a Einstein, no que ficou conhecido como a primeira comprovação experimental da teoria da relatividade. Confira também o vídeo.

Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].


Parece que você lê bastante Pesquisa FAPESP, agradecemos por nos acompanhar!


Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].


Você acompanha assuntos de ciência, mas talvez tenha mais interesse em algumas áreas. Para se manter mais a par, pode seguir nossos perfis nas redes sociais, receber nossos boletins ou assinar a revista impressa.


Você acertou [acertos] respostas de um total de [total].


Quer saber mais sobre todas as áreas da ciência? Pode seguir nossos perfis nas redes sociais, receber nossos boletins ou assinar a revista impressa.

Republicar