Guia Covid-19
Imprimir Republicar

Galeria de imagens

Rumo ao bicentenário

Reforma no Museu Paulista avança, mirando reinauguração em 2022, enquanto arqueologia traz mais informações sobre sua construção e história

Os paulistanos devem ter um motivo a mais para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro do próximo ano: a reabertura do Museu Paulista, conhecido pelo público como Museu do Ipiranga. Fechado em 2013 devido ao mau estado de conservação, sobretudo infiltrações nos forros que ameaçavam provocar desabamentos, ele começou a ser restaurado há dois anos com um projeto de revitalização e modernização.

O edifício-monumento foi construído entre 1885 e 1890. Cinco anos depois foi instalado e inaugurado ali o Museu Paulista com um importante acervo histórico. Em 1963, a instituição foi incorporada à Universidade de São Paulo (USP).

Durante a obra, o resgate arqueológico de objetos – que serão incorporados ao acervo – tem revelado facetas do uso do museu e dos jardins que o rodeiam pela população ao longo desses 130 anos de sua existência.

Como parte da comemoração de 7 de setembro este ano, o museu instala em seu jardim um totem com contagem regressiva para a inauguração, lança um jogo no aplicativo Museu do Ipiranga Virtual,  faz projeções pela cidade, entre outros eventos.

Nas fotos feitas por Léo Ramos Chaves, em julho, confira o andamento das obras, saiba mais sobre como elas se dão e imagine o museu renovado.

Republicar