Imprimir

Pesquisa Brasil

Especial educação fundamental no Brasil

O Pesquisa Brasil desta semana mostra que o ensino fundamental no Brasil foi universalizado, mas as desigualdades na aprendizagem aumentaram.

Mauricio Ernica, professor do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp, e Maria Teresa Gonzaga Alves, professora do Departamento de Ciências Aplicadas à educação e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares, ambos da UFMG, falam sobre a universalização do ensino básico no Brasil e as condições que agravaram as disparidades na aprendizagem.

O estatístico José Francisco Soares, professor titular aposentado da UFMG e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, fala sobre o artigo “Desigualdade Educacional no ensino fundamental de 2005 a 2013: Hiato entre grupos sociais”, publicado em 2016 na Revista Brasileira de Sociologia, que analisou as desigualdades da aprendizagem no ensino fundamental dentro das escolas.

Especial educação fundamental no Brasil
     

Programação musical:
Adoniran Barbosa: No morro do Piolho
Legião Urbana: Que país é esse
Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara: Sonho Meu

Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Christina Queiroz
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp