Quem Somos

Nossa missão é noticiar e discutir, de forma precisa, equilibrada e acessível, os resultados obtidos em ciência e tecnologia no Brasil,  em todos os campos do conhecimento e que se destaquem por seu impacto intelectual, social ou econômico. 

Editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a revista Pesquisa FAPESP foi lançada em outubro de 1999. O objetivo básico da publicação é difundir e valorizar os resultados da produção científica e tecnológica brasileira, da qual a FAPESP é uma das mais importantes agências de fomento.

Trata-se da única publicação jornalística do país especializada no segmento de ciência e tecnologia que tem por foco primordial a produção científica nacional, apesar de cobrir pontualmente as novidades internacionais. Por isso, a revista funciona como um polo de contato e reconhecimento contínuo dos pesquisadores brasileiros e como referência indispensável para as editorias de ciência e tecnologia dos veículos de comunicação nacionais.

Pesquisa FAPESP tem atualmente uma tiragem de 28.200 exemplares e é resultado da evolução editorial do informativo Notícias FAPESP. Lançado em agosto de 1995, o informativo começou com uma distribuição gratuita para os pesquisadores paulistas, gestores da política nacional de ciência e tecnologia e jornalistas. Quatro anos mais tarde virou revista.

Desde março de 2002, além de ser enviada para uma seleta carteira de assinantes subsidiados composta de pesquisadores, Pesquisa FAPESP conta com assinaturas pagas, recebe publicidade e é comercializada em bancas de jornais no estado de São Paulo e nas principais cidades brasileiras.

Edição online – O site de Pesquisa FAPESP traz a íntegra de todos os textos publicados na revista, da edição de número 1 à mais recente. Traduções para o inglês e o espanhol das reportagens da revista também estão disponíveis no site. As versões em língua estrangeira das matérias são disponibilizadas aos poucos, à medida que os textos são traduzidos.

O endereço eletrônico de Pesquisa FAPESP também publica notícias sobre ciência e tecnologia especialmente produzidas para o meio digital. O site ainda publica vídeos e galerias de fotos, complementares ou não ao conteúdo da edição impressa.

Todo o conteúdo do site é de acesso aberto e gratuito.

Sugestões e críticas sobre a revista, tanto impressa como on-line, são bem-vindas. Para tanto, basta enviar um e-mail para a redação (cartas@fapesp.br). Você também pode seguir a revista no Twitter (http://twitter.com/PesquisaFapesp), no Facebook (http://www.facebook.com/PesquisaFapesp) e no Instagram (https://www.instagram.com/pesquisa_fapesp/), além de assinar nosso canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/PesquisaFAPESP).

REVISTA PESQUISA FAPESP

EQUIPE RESPONSÁVEL

Conselho Editorial:
Carlos Henrique de Brito Cruz (Presidente), Caio Túlio Costa, Eugênio Bucci, Fernando Reinach, José Eduardo Krieger, Luiz Davidovich, Marcelo Knobel, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Marisa Lajolo, Maurício Tuffani, Mônica Teixeira

Comitê científico:
Luiz Henrique Lopes dos Santos (Presidente), Américo Martins Craveiro, Anamaria Aranha Camargo, Ana Maria Fonseca Almeida, Carlos Eduardo Negrão, Carlos Américo Pacheco, Douglas Eduardo Zampieri, Fabio Kon, Francisco Antônio Bezerra Coutinho, Francisco Rafael Martins Laurindo, José Goldemberg, José Roberto de França Arruda, José Roberto Postali Parra, Luiz Augusto Horta Nogueira, Lucio Angnes, Maria Julia Manso Alves, Marie-Anne Van Sluys, Paula Montero, Roberto Marcondes Cesar Júnior, Sérgio Robles Reis Queiroz, Wagner Caradori do Amaral, Walter Colli

Coordenador Científico: Luiz Henrique Lopes dos Santos

Diretora de redação: Alexandra Ozorio de Almeida

Editor chefe: Neldson Marcolin

Editores: Fabrício Marques (Política Científica e Tecnológica), Marcos Pivetta (Ciência), Glenda Mezarobba (Humanidades) e Maria Guimarães (on-line)

Editores especiais: Carlos FioravantiRicardo Zorzetto

Editor assistente: Bruno de Pierro

Repórteres: Christina QueirozRodrigo de Oliveira Andrade e Yuri Vasconcelos

Redatores: Jayne Oliveira (Site) e Renata Oliveira do Prado (Mídias Sociais)

Editora de arte: Mayumi Okuyama

Arte: Maria Cecilia Felli, Ana Paula Campos e Júlia Cherem (assistente)

Fotógrafos: Eduardo Cesar e Léo Ramos Chaves

Revisores: Alexandre Oliveira e Margô Negro

Gerente de marketing e divulgação: Paula Iliadis

Gerente de circulação: Clair Marchetti

Gerente de operações: Andressa Matias

Banco de imagens: Valter Rodrigues

Secretária da redação: Ingrid Teodoro

Mídias eletrônicas: Fabrício Marques (coordenador)

PESQUISA FAPESP On-line

Editora executiva: Maria Guimarães

Rádio: Programa Pesquisa Brasil
Produtora: Sarah Caravieri

Tradução da versão em espanhol: Damian Kraus
Tradução da versão em inglês: Tracy Smith Miyake, Tom Jamieson, Danielle Deremo Cosimo, Peter David Hunrichs, Tiago Van Rheenen. Coordenação/Revisão: Ricardo Cunha Lay. Edições 254, 258 e 260 em diante.

TransConsult, Fairfax, VA – Alberto Abreu, Alison Carroll, Betty E. Welker, Diane Grosklaus Whitty, Donna H. Sandin, Doris M. Schraft, Kathy Ann Mutz, Laura Hafner, Naomi Sutcliffe de Moraes, Steven Sachs. Coordenação/Revisão: Kim F. Olson. Edições 195 a 259 (exceto edições 254, 258 e 260).

FAPESP

Presidente: José Goldemberg

Vice-presidente: Eduardo Moacyr Krieger

CONSELHO SUPERIOR
Carmino Antonio de Souza, Eduardo Moacyr Krieger, Fernando Ferreira Costa, Ignácio Maria Poveda Velasco, João Fernando Gomes de Oliveira, José Goldemberg, José de Souza Martins, Marilza Vieira Cunha Rudge, Marco Antonio Zago, Pedro Luiz Barreiros Passos, Pedro Wongtschowski, Vanderlan da Silva Bolzani

CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Diretor-presidente: Carlos Américo Pacheco 

Diretor Científico: Carlos Henrique de Brito Cruz

Diretor Administrativo: Fernando Menezes de Almeida

ASSINATURAS

Telefone: (11) 3087-4237

E-mail: assinaturaspesquisa@fapesp.br

PUBLICIDADE
Paula Iliadis
Tel: (11) 3087-4212
E-mail: publicidade@fapesp.br

REVISTA PESQUISA FAPESP
Rua Joaquim Antunes, nº 727, 10° andar, CEP 05415-012
Pinheiros – São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3087 4210.
E-mail: redacao@fapesp.br

Os artigos opinativos não refletem necessariamente a visão da FAPESP.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos sem prévia autorização.